O aprendizado do desenhista envolve muitas variáveis, inclusive fatos e coisas que não te contaram, mas que são enriquecedores se você souber de antemão. Mas eu lhe conto neste post!
1- Sua evolução é um sobe e desce
Para quem pensou que o crescimento no aprendizado desenhista é linear, saiba que não é bem assim. Aprender a desenhar pode surpreender até mesmo os mais habilidosos, pois as circunstâncias que envolve esse aprendizado concomitante ao perfil do próprio desenhista, o levam a aprender rápido em alguns momentos, ou lentamente em outros. No dia que você vai bem no desenho, pode ser uma influência positiva, como uma boa notícia, ou meramente estar bem internamente; nos dias que nada dá certo, provavelmente algum problema oculto pode minar seu rendimento, como uma briga, uma dúvida, ou qualquer outra influência negativa.
Mas não é só isso, o aprendizado de certas pessoas tende a ser bem conturbado, pois são pessoas que insistem em problematizar tudo, travando ainda mais o seu próprio rendimento. Já outro grupo de desenhistas possuem uma agudeza de espírito que, transforma esse sobe e desce da evolução em um caminho otimizado para o aprendizado; ou seja, é um caminho de sobe e desce que pode ser amenizado.
2- Sua mente se abre
Parece que estou romanceando o ofício desenhista, mas a verdade é que sua cabeça vira do avesso, pois as sacadas que você tem da vida são diferentes. Desenhar força você a olhar por uma perspectiva diferente do comum, pois coisas do cotidiano passam a receber um olhar mais apurado. Aquilo que você achava necessário para aprender a desenhar é refutado por conhecimentos que você mal imaginava ser necessários. Você experimenta algumas práticas relacionadas ao hemisfério direito do cérebro, e percebe que isso vai lhe ajudar a aprender e a desenhar, assim você passa a valorizar outras do mesmo tipo, pois são muitas. Descobre ainda que o seu dia a dia é um guia de referência fantástico, pois além de ser a referência real, está de graça, à sua disposição.
3- Você resolve melhor alguns tipos de problemas
Desenhistas possuem algumas características que lhe favorecem em determinadas atividades, mas isso vai variar conforme a personalidade de cada um. A sua noção de cores pode lhe ajudar a combinar um padrão de cores para a estética de uma decoração. A sua coordenação motora fina pode lhe ajudar a realizar tarefas manuais com precisão. Se sua visão periférica estiver bem desenvolvida, lhe permite observar espaços internos julgando melhor detalhes em conjunto, lhe fornecendo melhor um senso estético. Sua capacidade de memorizar imagens pode ser importante para reconhecer padrões.
4- Sua sensibilidade aumenta
Se uma potencialidade do artista é desenvolver sua sensibilidade, no bom sentido, o desenhista só precisa abrir os olhos e usar os conhecimentos que vai aos poucos adquirindo de desenho, em paralelo com outros conhecimentos. Veja que, no começo do aprendizado desenhista, é comum o iniciante reconhecer apenas sete cores, e com o passar do tempo uma série de variações, seja pela necessidade de memorizar alguns tipos de lápis de cor, tinta e outros materiais de desenho; assim, esse aprendizado é transportado para sua análise de cores da natureza, pois sua sensibilidade para perceber os diferentes tons de cores aumentou.
Quando ele vai aperfeiçoando sua coordenação motora fina para desenhar, percebe detalhes simples que interferem no seu traço, como, por exemplo, prender a respiração por um instante para salvar o seu traço.
Sua capacidade de usar a visão periférica vai ficando cada vez mais aperfeiçoada, um truque que lhe permite cada vez mais interpretar os detalhes do que está desenhando, e consequentemente tornando sua sensibilidade apurada para observar o seu entorno.
5- Você começa a aprender com a natureza
Para quem pensa que desenhar se restringe apenas no que o desenhista aprende no curso, ou mesmo em livros e vídeos; saiba que na verdade o grande professor está mesmo na natureza; basta abrir a mente para desenvolver uma forma de observação contínua. O andar das pessoas, o voo dos pássaros, a ossada de uma vaca, o crescimento das árvores, tudo isso e muito mais que está à nossa volta são verdadeiros livros que podemos consultar, necessitando é claro que se aprenda a ler da forma correta.
6- Pessoas ao seu redor vão te olhar diferente
Se depois uma boa evolução no desenho as pessoas lhe olham de uma forma diferente, calma, você não ficou mais atraente… Você agora se dedica a uma atividade que não é muito comum, e que inclusive demonstra que você possui uma “cabeça” diferente das demais pessoas. Basta conviver com alguns que você perceberá uma diferença significativa de fazer as coisas, de interagir com o mundo. Apesar das exceções, no geral são criativos, intuitivos, inventivos, emotivos. Muitas vezes valorizam pequenos detalhes, ou ainda observam detalhes estéticos que leigos não notam.
7- Ver pessoas desenhando vira um aprendizado
Ver diferentes pessoas desenhando nos prova que a criatividade se manifesta de infinitas formas. Técnicas comuns se expressam nas mãos dessas pessoas das mais variadas formas, onde a solução para problemas comuns de desenho se iniciam ou se resolvem por caminhos variados.
Ainda que você seja um bom desenhista, ver um iniciante desenhando pode ser uma alternativa para aprender uma mentalidade diferente para resolver problemas de desenho, e se for você um professor, ver pessoas desenhando lhe abre uma série de possibilidades de entendimento sobre dificuldades comuns, e consequentemente soluções para estas dificuldades.
8- Surgem problemas que antes não existiam
Ao aprender a desenhar é super normal aparecer problemas, até porque você está conquistando novas habilidades e técnicas. Desenhar é como um jogo de vídeo game, se você aprende novas técnicas e conhecimentos, novos desafios aparecem uns maiores e outros menores; mas, é neste aprendizado que você cresce.
9- As pessoas tendem a valorizar mais o resultado, não seu esforço
Seu desenho pode encantar as pessoas, ou ainda levar uma inspiração, isso a gente sabe porque o desenhista é rapidamente elogiado ao mostrar o seu desenho, e até mesmo vemos isso nos olhos das pessoas quando é mostrado um desenho. O problema é que muitas as pessoas tendem a ver isso somente como resultado de um dom, algo que o desenhista trouxe consigo. Tudo bem que existam pessoas que desde cedo apresentam uma habilidade diferenciada para desenhar, mas, o talento do desenhista é fruto de uma soma de esforços que não vieram tão rápido e fácil assim, são agregados; vários desenhos, várias observações, várias análises, erros, acertos, e muitas coisas mais.
10- Você descobre diferentes caminhos profissionais ligados a desenho
Pensou em viver de desenho, logo o desenhista iniciante pensa em algo relacionado a ilustração ou desenho técnico, outros até enxergam mais possibilidades; mas, o que vamos descobrindo é que existe uma série de caminhos que levam o desenhista a diferentes possibilidades profissionais.
Como eu já disse aqui no Desenho Online, é que existem mais de 30 profissões ligadas a desenho, das quais você pode não só conhecer, mas principalmente ver aquelas que melhor se encaixa o seu perfil, se é que você pretende trabalhar com desenho.
Se existem pessoas que gostam de desenho mas são mais comunicativas, há a possibilidade de trabalhar em profissões que envolve a comunicação, como é o caso do caricaturista. Caso seja um desenhista mais introspectivo, existem cargos para ilustradores que pretendem apenas ficar na sua, dentro de um espaço reservado de trabalho, em estúdios ou mesmo via home office. Para aqueles que possuem visão, são proativos e gostam resolver problemas ou atender demandas, podem trabalhar de uma forma mais estratégica em profissões ligadas a desenho, seja através da arquitetura, desenvolvendo projetos para games, entre muitos outros.