40 curiosidades por trás da vida de grandes game designers

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Os game designers são os artistas e engenheiros por trás dos jogos que amamos. O interessante é que suas histórias pessoais e trajetórias profissionais são tão repletas de curiosidades, que muitos de nós nem imaginamos. Confira 40 fatos surpreendentes sobre os maiores nomes dessa indústria!

1. Shigeru Miyamoto é chamado de “pai dos videogames modernos”

  • Criador de ícones como Mario, The Legend of Zelda e Donkey Kong, Miyamoto era apaixonado por explorar cavernas quando criança, o que inspirou Zelda.

2. Hideo Kojima é apaixonado por cinema

  • Antes de criar a série Metal Gear, Kojima sonhava em ser diretor de cinema, o que explica as cenas cinematográficas em seus jogos.

3. Will Wright se inspirou em um desastre pessoal

  • O criador de The Sims perdeu sua casa em um incêndio e decidiu explorar a ideia de construir e gerenciar lares virtualmente.

4. Koji Igarashi quis presentear os fãs com um novo game “old school”

  • O game Bloodstained: Curse Of the Moon, em um cenário de modernidade e novos recursos, acabou se tornando um presente de Koji Igarashi para os fãs do estilo Castlevania; pois, por se valer das plataformas 2D, homenageando mais os jogos era 8-bit e 16-bit (como Castlevania III: Dracula’s Curse), com seu design de níveis lineares e plataformas 2D, acabou sendo uma aposta arriscada, que poderia dar muito errado; mas, pela boa execução, preço e outros motivos, acabou despertando a nostalgia dos fãs do estilo.

5. Designer Jared Moldenhauer e seu irmão começaram o sucesso de Cuphead em casa

  • Os canadenses Chad Moldenhauer e Jared Moldenhauer iniciaram o desenvolvimento de Cuphead em 2013, em casa. Mas a obra só foi lançada em 2017.

6. Satoshi Tajiri amava colecionar insetos

  • O criador de Pokémon se inspirou em sua paixão de infância para criar o conceito de capturar e treinar criaturas.

7. Ken Levine foi dramaturgo antes de criar Bioshock

  • Ele estudou teatro no Vassar College. Sua experiência no teatro ajudou a construir as narrativas profundas de jogos como Bioshock e System Shock 2.

8. Cory Barlog trabalhou como animador em Hollywood

  • Antes de dirigir God of War (2018), Barlog trabalhou em Hollywood, no filme Mighty Joe Young como animador de personagens.

9. Markus Persson criou Minecraft em menos de uma semana

  • O primeiro protótipo de Minecraft foi desenvolvido por “Notch” em apenas sete dias, durante uma game jam.

10. Amy Hennig queria ser artista plástica

  • A diretora de Uncharted e Legacy of Kain abandonou a carreira de arte visual para entrar no mundo dos jogos.

11. John Romero é chamado de “pai dos FPS”

  • Criador de Doom e Quake, Romero é conhecido por popularizar o gênero de tiro em primeira pessoa.

12. O designer Gregg Mayles revelou inúmeras curiosidades de DK2 após seus 20 anos

  • Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong Quest, após 20 anos de seu lançamento, teve uma pancada de curiosidades reveladas por um de seus game designers. Com a hashtag #DKC2is20, Gregg Mayles, da Rare, divulgou inúmeras curiosidades, tal como: rascunhos, ideias, intenções, problemas, enfim; inúmeras pérolas que fizeram a alegria dos verdadeiros fãs.

13. Yu Suzuki trouxe o 3D para os arcades

  • O criador de Shenmue e Virtua Fighter foi pioneiro no uso de gráficos tridimensionais em jogos de fliperama.

14. Fumito Ueda estudou artes plásticas

  • O gênio por trás de Shadow of the Colossus e The Last Guardian aplicou seus conhecimentos artísticos em seus jogos.

15. Jade Raymond foi jornalista antes de produzir Assassin’s Creed

  • Jade trabalhou como apresentadora de TV antes de ingressar na Ubisoft e liderar o primeiro Assassin’s Creed.

16. Cliff Bleszinski começou sua carreira aos 17 anos

  • O criador de Gears of War desenvolveu seu primeiro jogo, Jazz Jackrabbit, ainda na adolescência.

17. Ed Boon se formou em matemática e ciências da computação

  • O co-criador de Mortal Kombat usou seu conhecimento matemático para criar as mecânicas de luta do jogo.

18. Ron Gilbert criou o conceito de point-and-click

  • O criador de Monkey Island inventou o sistema que revolucionou os jogos de aventura gráfica.

19. Kazunori Yamauchi é piloto de corrida profissional

  • O criador de Gran Turismo leva a paixão por carros a sério, competindo regularmente em eventos de automobilismo.

20. keiji Inafune já disse que o Japão deveria admitir a falência em games

  • O game designer de Megaman disse isso em 2009, em uma mostra de games em Tóquio, quando ainda trabalhava na Capcom.

21. David Cage foi músico antes de ser game designer

  • O criador de Heavy Rain e Detroit: Become Human além de formação em música, compôs trilhas sonoras antes de entrar no desenvolvimento de jogos.

22. Peter Molyneux tem arrependimento por suas falsas promessas

  • Designer de games como Fable, Theme Park, Dungeon Keeper, o artista revelou em uma entrevista ao podcast My Perfect Console com Simon Parkin, que acabou gerando expectativas que muitas vezes não se consolidavam em alguns games que participou. Ele acredita que sua paixão por games muitas vezes o empolgava em entrevistas sobre o desenvolvimento de jogos, e que na verdade até deveria também alertar sobre a possibilidade de algumas ideias talvez não se consolidarem, fato que surpreendia até seus colegas de criação.

23. Yoko Taro usa uma máscara para se apresentar

  • O criador de NieR é conhecido por usar uma máscara do personagem Emil em eventos públicos.

24. Jenova Chen estudou design emocional

  • O criador de Journey e Flower usou a teoria do design emocional para criar experiências impactantes.

25. Richard Garriott foi ao espaço

  • O criador de Ultima financiou uma viagem como turista espacial após o sucesso de seus jogos.

26. Masahiro Sakurai é obcecado por balanceamento

  • O criador de Super Smash Bros. joga exaustivamente com todos os personagens para garantir que sejam equilibrados.

27. Gabe Newell trabalhou na Microsoft antes da Valve

  • O fundador da Valve participou do desenvolvimento inicial do Windows, por mais de 13 anos no desenvolvimento das primeiras versões do sistema operacional Windows (1.01, 1.02 e 1.03).

28. Warren Spector introduziu RPGs em jogos de tiro

  • Com Deus Ex: Human Revolution, Spector misturou elementos de RPG com a jogabilidade de tiro em primeira pessoa.

29. Gunpei Yokoi inventou o Game Boy por acaso

  • O criador do Game Boy se inspirou ao ver um colega de trabalho brincando com uma calculadora durante o intervalo.

30. Chris Metzen desenhou os mapas originais de Warcraft

  • Sim, o diretor criativo da Blizzard começou como ilustrador antes de assumir o comando na empresa.

31. Shinji Mikami se inspirou em filmes de terror

  • O criador de Resident Evil tirou inspiração de filmes como O Iluminado e O Massacre da Serra Elétrica.

32. Akira Toriyama desenhou personagens para jogos

  • O criador de Dragon Ball também foi responsável pelo design de personagens em Chrono Trigger.

33. Shigeru Miyamoto testava a ideia das fases do Mario com papel e caneta

  • Segundo Miyamoto, numa era escassa de recursos, 8 bits, uma vez que a ideia da fase era concebida em Super Mario Bros., os esboços eram enviados aos programadores para verificar a viabilidade do desafio, e, num trabalho conjunto, as edições eram realizadas sobre os desenhos originais utilizando folhas de seda, e assim faziam as alterações necessárias sobre o trabalho original, o que evitava bagunça e ao mesmo tempo permitia que observassem o andamento do projeto.

34. Takeshi Obata também foi game designer

  • O mangaká Takeshi Obata, desenhista do mangá Bakuman, também foi o character design do jogo Castlevania Judgment.

35. Markus Persson vendeu Minecraft por 2,5 bilhões de dólares

  • “Notch” vendeu o jogo para a Microsoft em 2014 e se aposentou da indústria.

36. Phil Fish abandonou a indústria após o sucesso de Fez

  • A pressão pública e críticas online levaram Fish a desistir do desenvolvimento de jogos.

37. Demis Hassabis é vencedor de um Prêmio Nobel

  • Demis Hassabis, foi vencedor do Nobel de Química, e já foi game designer. Além disso é um prodígio que começou a jogar xadrez aos 4 anos e se tornou mestre aos 13. 

38. Rieko Kodama foi uma das primeiras mulheres a criar jogos

  • Conhecida como a “mãe do RPG japonês”, Kodama trabalhou em Phantasy Star.

39. Um sucesso de Carol Shaw a levou a aposentadoria mais cedo

  • Antes mesmo de chegar à terceira idade, no inicio dos anos 90, a game designer Carol se aposentou, graças ao imenso sucesso de River Raid.

40. Shinji Mikami foi rejeitado pela Capcom

  • Antes de seu sucesso ele foi rejeitado pela Capcom na primeira entrevista, mas acabou sendo contratado uma semana depois.

Fonte da Imagem: Pixabay

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