5 curiosos métodos de desenho de Leonardo da Vinci

Compartilhe!

Leonardo da Vinci - Adoração dos Magos

Quem acompanha o site há algum tempo, deve saber que sou bastante influenciado por Leonardo da Vinci, um grande gênio que com certeza marcou a história com seus inventos geniais.

No post de hoje eu venho citar 5 métodos de estudo de Leonardo relacionados ao desenho, que com certeza são um tanto quanto úteis ao nosso ofício desenhista. Confira!

 

Repetição de esboços

Grande parte do que conhecemos sobre Leonardo foi justamente através de seus diversos esboços, e que consequentemente lhe renderam um enorme guia de referência, para futuras consultas. Além de lhe servir como arquivo, foi principalmente um método que aos poucos lhe fez obter resultados mais refinados e primorosos em seus desenhos e pinturas.

Como podemos aplicar:

  • Sempre que for estudar uma figura, esboce várias vezes sem se preocupar inicialmente com a perfeição; aos poucos você tomará a consciência de detalhes que anteriormente não havia visto.

 

Observando por diferentes pontos de vista

Mais do que simplesmente esboçar, Leonardo procurava observar as figuras por diferentes pontos de vista, o que lhe outorgava uma maior e mais rápida assimilação sobre as coisas que estudava. Os corpos que dissecava são a prova disso, pois, muitos de seus desenhos apresentam vistas de fora, dentro, lateral e até com cortes internos.

As diferentes áreas que estudava lhe instigavam a observar as figuras por uma ótica diferente. Veja que seus estudos de desenho anatômicos tratavam não só do aspecto visual, como também do funcionamento de músculos, articulações, da expressão corporal, do esqueleto, da pele, etc.

Como podemos aplicar:

  • Ilustrar uma mesma figura em diferentes vistas: frente, trás, costas, lateral esquerda e direita, parte interna, etc.
  • Ilustrar e estudar partes específicas separadamente, como: os músculos do corpo, o esqueleto, a textura de uma madeira, o movimento da água despencando sob a queda de uma cachoeira, etc.

 

Carregando um Bloco de Notas

Muitos dos melhores insights e observações de Leonardo vinham em momentos que ele estava fora de casa ou mesmo distante do seu atelier; mas, devido ao mestre sempre carregar um bloco de notas, tudo era facilmente anotado para futuras consultas.

Como podemos aplicar:

  • Sempre que possível, carregue um pequeno bloco de notas, sketchbook ou mesmo use algum dispositivo móvel (celulares, smartphones, etc). Será extremamente útil para tomar nota quando vier alguma ideia bacana ou mesmo alguma observação interessante, seja com desenho ou mesmo em texto.

 

Estimulando a imaginação

A constante curiosidade de Leonardo o levou a usar sua imaginação às mais incríveis ideias, seja com inventos ou mesmo ao desenhar. Essa capacidade de imaginação permitiu que o gênio saísse do comum para elaborar projetos inovadores, que antes mesmo de serem construídos, já estavam sendo vislumbrados em sua imaginação. É também por este motivo que muitos consideraram que Leonardo estava a frente de sua época.

Como podemos aplicar:

  • Sempre que for criar algo ou mesmo dar uma repaginada, deixe as ideias infiltrarem sua mente sem muitos julgamentos e faça os esboços necessários para não esquecer-se delas, mais tarde você poderá selecionar e julgar as melhores.
  • Use sua imaginação para prever possíveis erros e acertos em seus projetos. Se fizer isso corretamente, poderá adiantar soluções e até evitar algum fracasso.
  • Para desenhar, uma dica interessante é tentar imaginar o percurso do traço sobre o papel enquanto o faz; o que com certeza lhe servirá como guia para traçar com precisão.

 

Novas formas de ver

Pensamos que sabemos como ver, mas, como bem disse Leonardo, “As pessoas olham sem ver…”. Para fins de desenho, Leonardo desenhava as coisas sem nomeá-las, procurando assim as características visuais do objeto, tais como: as formas, matizes e texturas.

Como podemos aplicar:

  • Procure considerar os espaços negativos do desenho (as formas que estão entre o perímetro da figura em questão).
  • Ao reproduzir uma figura, procure encontrar as formas simples que você conhece em um desenho, como: quadrados, círculos, elipses, trapézios, etc.
  • Considere o alinhamento de cada detalhe, nos eixos horizontal e vertical. Ex.: A parte superior da orelha está na altura das sobrancelhas.
  • Imaginar o final de uma determinada linha pode lhe ajudar a obter com precisão a posição de um determinado detalhe.
  • Veja se a textura da figura se parece com a de algo que você conhece.
  • Observe quais cores compõe o desenho.

 

Por hoje é só! Espero que você tenha gostado deste post. Até mais!

2 comentários sobre “5 curiosos métodos de desenho de Leonardo da Vinci

  1. Parabéns, EXCELENTES dicas sobre o processo criativo para desenhar de um dos maiores gênios da humanidade, Leonardo da Vinci, cujas obras de arte, manuscritos e inventos dos mais variados temas continuam inspirando e maravilhando a gente há mais de 500 anos! Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *