Existe uma metodologia para desenhar, que engloba uma série de técnicas, macetes e estratégias; mas que são adquiridas com muito tempo de prática. Quem desenha pouco, só terá a chance de experimentá-las se conhecê-las através de um professor, revistas, livros ou ainda pela internet.
São truques e macetes, dos quais podemos chamar a grosso modo de “universais”, pois todo desenhista um dia as comtemplará, ainda que não tenha tomado conta da sua importância e existência. Se você não as conhece, suas chances com o desenho caem, mas se por acaso você as conhece e principalmente as aplica, sua habilidade logo dispara.
Hoje eu irei citar 5. Veja-as a seguir:
1 – Dimensione o desenho para que ele caiba na folha
Essa com certeza é a primeira coisa que deverá fazer ao iniciar um desenho. Procure sempre dimensioná-lo antes de desenhar; assim você evitará que uma perna, braço, dedo, entre outras coisas fiquem de fora da folha. Isso é igual ao empreendimento, se você calcula mal, terá de arcar com os prejuízos; que no desenho seria representado pelas partes que não irão caber na folha. Tente usar a sua imaginação para isso; caso a sua seja pouco treinada para isso, faça leves esboços dos contornos antes de prosseguir com o desenho.
2 – Atenção aos espaços negativos da figura
Quando desenhamos uma figura a partir de um modelo real ou foto, tendemos apenas a concentrar e analisar somente a figura. O que muitos não sabem é que os espaços vazios externos a figura (as áreas negativas) são ótimos guias, que servem para interpretar as posições de detalhes internos e da periferia da figura. Portanto, lembre-se deles para se orientar.
3 – Cuidado ao desenhar sobre uma mesa comum
Ao utilizar uma mesa plana, a parte superior da imagem de referência ficará mais longe de sua visão, enquanto a parte inferior da imagem ficará mais próxima; assim a imagem ficará achatada, permitindo que você corra grandes riscos de não perceber e assim reproduzir essa deformidade. Para isso existem as mesas próprias para desenhar. Caso não tenha uma dessa, procure centralizar sua cabeça sobre a imagem e assim com o seu desenho; o ruim de fazer isso, é que prejudicará sua postura. Por isso o mais indicado é utilizar uma mesa de desenho, ela possui uma inclinação que permite que todos os pontos do desenho estejam a uma mesma distância da visão do desenhista.
4 – Analise e compare as proporções da figura entre si
Se você não faz isso, há grande chance de desenhar algo muito menor ou maior que o normal, e pior, talvez nem perceba que cometeu tal erro. Sempre que desenhar, compare as proporções entre cada detalhe. Observe um espaço e veja na imagem original qual espaço vizinho possui a mesma dimensão; quando fizer o seu desenho, você deverá usar a mesma comparação. Fazendo isso é como se você tivesse utilizando uma régua visual.
5 – Utilizando o bom senso
Você não precisa ser um desenhista as vezes para encontrar alguns erros. Tente por alguns instantes despolarizar do seu desenho, procurando utilizar o seu senso crítico comum. Olhe e veja seu desenho como se fosse o desenho de outra pessoa, seja crítico, tentando observar se:
- O personagem está muito narigudo;
- Uma das pernas está muito fina;
- A pose está muito rígida;
- Está muito gordo ou muito magro;
- Entre outras coisas mais.
As vezes não vemos essas coisas porque criamos um falso sentimento de amor em nossos trabalhos, acreditamos piamente em nosso talento a ponto de passar por cima do que realmente é certo. Ficamos cegos.
Por hoje é só pessoal, até mais! 🙂
13 comentários sobre “5 dicas fundamentais que todo desenhista precisa saber”
Estas dicas sao realmente muito uteis. Estou tentando desenvolver tudo que tenho ao meu alcance.
Bacana,minha dificuldade é sempre com as mãos , nunca ficam do jeito q deveriam,acabo disfarçando e fica simples…resultado . Evito desenhos q mostrem mt as mãos Y.y