5 virtudes essenciais na vida de um desenhista

Compartilhe!

As técnicas que encontramos na internet, nos livros, revistas ou até mesmo instruídas por um amigo, podem ser muito boas; mas, se não estamos preparados para sustentar cada uma delas com ao menos alguns valores, tudo pode se tornar somente informação, e se desfazer rapidamente em nossas mentes. Mas para ajudar você a incorporá-las é se tornar um desenhista profissional, sugiro que se atente principalmente a 5 grandes virtudes. Veja-as a seguir.

Conhecimento

Para acelerar sua evolução, leia bons materiais e esteja aberto a novas ideias, e até mesmo a estilos diferentes, para enriquecer o seu cabedal. Paulatinamente encontrará as melhores fontes. Mas vá analisando as coisas que lê, nem tudo o que encontrar é de fato um bom material ou um bom método, uma tarefa que inclusive, irá levar certo tempo para que você possa desenvolver os seus filtros. Lembre-se que desenhar mecanicamente, simplesmente por desenhar, poderá lhe deixar viciado,  dado que é necessário também estar cada vez mais consciente quanto ao que se está desenhando; complementando com a observação e diversos estudos em paralelo que estimulam a sua forma de aprender, sejam eles através da perspectiva, das cores, dos estilos, de anatomia, de analogias, enfim; seja bastante eclético para estudar o desenho, mas sem perder a sua identidade.

Disciplina

Aprendendo a desenhar você irá se deparar tanto com técnicas de rápida assimilação, quanto aquelas mais difíceis, que levam bem mais tempo para serem assimiladas. Para ambos os casos a disciplina é fundamental, tanto para aprender quanto para manter aquilo que você já domina. Procure sempre repetir e treinar num ritmo constante e a horários regulares, pois será assim que terá a chance de aprender e conservar aquilo que já sabe. Isso também vale para as dificuldades que aparecer, afinal elas são apenas uma parte da caminhada e para superá-las demandará uma correta aplicação das técnicas que aprendeu.

Coragem

Vivemos num mundo de risco, e nem tudo que temos ou podemos ter está garantido. Diante desse e outros fatos temos que nos lançar com coragem para enfrentar as dificuldades, mesmo que haja medo; seja de ser criticado, de não receber um elogio, de não vender o que gostaria ou ainda de não ser reconhecido profissionalmente; é claro que isso só é negativo quando você fantasia demais, por gerar falsas expectativas.  Sempre haverão dificuldades, umas maiores, outras menores; mas, lembre-se, há coisas que você deve temer, e outras que não passam de “fantasminhas bobos” que criamos em nossas mentes, inclusive fúteis, daqueles que provavelmente no futuro irá rir da situação quando lembrar; portanto, use a inteligência para medir o quanto você pode avançar e assim superar as suas dificuldades.

Humildade

Diferentemente do que muita gente acredita ser, a humildade não se refere em se fazer de pequeno; muito menos o contrário; é reconhecer o seu tamanho, aquilo que você realmente sabe. Sendo humilde você ganhará mais tempo no seu aprendizado por identificar aquilo que realmente não sabe e assim assumir com firmeza uma tarefa que sabe fazer. Por falta de humildade você pode estar perdendo a oportunidade de aprender mais com alguém que sabe mais do que você. Com humildade você terá mais chances de descobrir em qual degrau da evolução de desenhista você está.

Paciência

Saber esperar o momento certo de cada coisa é um tesouro, que lhe permite acreditar no que faz e correr atrás. Infelizmente algumas pessoas são pegas pela ansiedade, o que faz minar a paciência. É claro que essa paciência a qual me refiro, não se trata de paciência passiva, mas sim de esperar o tempo certo para coisa. Use sempre como referência a sua evolução e não se compare aos outros; afinal, cada um possui o seu tempo, uns aprendem mais rápido, outros demoram mais. Aqueles que sabem mais do que você, podem lhe servir beneficamente como uma grande fonte de inspiração. Acredite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *