Como se não bastassem as dificuldades do ofício, ainda há muitas outras coisas que comprometem o desempenho dos desenhistas. Confira 7 delas nesse post!
1) Desenhar com pessoas olhando
Pessoas ao redor podem até não dizer nada, mas bastam que estejam próximas a você que toda a sua habilidade com o desenho se converte na habilidade de uma criança. É impressionante, mas a maioria dos desenhistas sentem um desconforto psicológico quando há alguém por perto.
2) Desenhar depois de carregar muito peso
Qualquer que seja a atividade em que você carregue mais peso por um tempo maior do que o habitual, pode ter certeza, vai causar tremor em suas mãos, braços ou nas demais partes do corpo. É quase como um parkinson! Se depois disso resolver desenhar, seu traço ficará tremido, além de ter uma sensação estranha, como se perdesse parte da habilidade. Nesse momento o recomendável é não desenhar, se não quiser é claro que seu desenho seja comprometido.
3) Bloqueio criativo
Se chegou aquele momento que nenhuma ideia legal vem à sua mente ou mesmo tudo o que faz parece uma porcaria, é sinal que você está com bloqueio criativo. Por incrível que pareça, nesse caso é melhor dar um tempo e fazer algo que relaxe; ficar insistindo vai só perpetuar o problema.
4) Problemas e preocupações
Pensando em algum parente doente? Largou da namorada (o)? Está pensando na reação do seu marido ao ver a fatura do cartão? Não sabe como vai fazer para sair do armário? Pois é, se estiver preocupado (a) com alguma coisa, sua consciência ficará polarizada no problema e consequentemente seu rendimento no desenho será comprometido, além de gastar sua energia com tais pensamentos circulares. A saída é, ou você resolve o problema, ou desencana com ele.
5) Internet, celular e redes sociais
Internet e redes sociais são como geladeira, muitas vezes você sabe que não tem nada, mas mesmo assim fica abrindo de cinco em cinco minutos. Se estiver desenhando e o celular ou computador estiver por perto, vai ficar toda hora deixando de desenhar para conferir as novidades, se é que deu tempo de aparecer alguma grande novidade. Fique longe dessas interferências enquanto desenha!
6) Games
Eu preciso zerar tal game! Não vejo hora de começar a jogar! Puxa, tenho que zerar primeiro que meu colega! São desejos e hábitos como esses que comprometem o rendimento de muitos desenhistas “gamemaníacos”. Enquanto isso o desenho vai só ficando para depois. Pessoas que organizam o seu tempo não tem tanto problema com isso, mas quem não coloca ordem é facilmente engolido pelos games. Eu já passei muito por isso!
7) Apaixonar-se
Quando a música romântica fizer sentido, é sinal de que você está fudido, literalmente. Enquanto isso não for amor, vai sofrer bastante, e também ao tentar desenhar, porque sua consciência será direcionada com mais intensidade para a pessoa que se apaixonou. Desenhar requer concentração, e é justificável que uma interferência como essa atrapalhe. É meu caro, não é a toa que paixão significa etimologicamente “sofrer”.
8 comentários sobre “7 coisas que comprometem o desempenho dos desenhistas”
O de nao mexer no celular é dificil ainda pra eu que tenho 11 anos! Hj eu tava desenhando o pennywise e eu nao conseguia muito pois nunca assisti entao o celular e bom de vez enquando agora terminei e ta lindo eu desenhei ele com o ferro na cabeca
Outra coisa também que compromete o rendimento, é filhos! Pois quando o artista no caso é mulher e tiver marido e filhos aí que cai mesmo, pois quando você pensa que agora vai conseguir desenhar em paz, tem sempre algo que acontece pra fazer você parar de desenhar!
Realmente, eu percebi que meu único amor pode ser a arte
legal mas a número 5, fala pra fica longe da quelas coisas, mas quando você desenha no computador ?
Olá Jogre!
Então, nesse caso também é necessário se esforçar para ficar longe, mas não só fisicamente. Eu recomendo que enquanto desenha no computador, não abra o navegador e organize seu tempo para estabelecer que horas mexer na internet; dependendo do grau do hábito até desligue o sinal de internet para evitar o estímulo de querer abrir a internet. Isso é mais uma estratégia para reeducar-nos e cortarmos tal vício; afinal, certos hábitos estão tão enraizados que fica até difícil controlar só na base da vigilância, por isso a necessidade dessa estratégia.
Adorei o Post! E concordo com todas elas, por isso eu adotei uma postura sobre isso… Deixar tudo de lado. É a melhor opção, é claro que quando me dá vontade eu vou atrás, mas uma vez que você se desvencilha de algo, por exemplo do facebook, pra mim pelo menos, não dá mais vontade de entrar. Eu ficava menos produtivo quando usava meu tempo de desenhar para ficar navegando pela net. Eu sempre estou preocupado com os meus problemas, mas sempre procuro fazer os desenhos, mesmo que por impulso. Não tenho muita disciplina, mas ainda assim consigo me manter ativo em relação a desenhos. O video game é uma tentação e tanto, mas quando se é pobre como eu, ter um ps1 em pleno 2016, não dá vontade de jogar não. lol
Com essa onda de concursos que tá tendo, já enviei meu trabalhos a dois deles, e é nessas horas que é interessante desenhar, por que tem uma finalidade para os desenhos. Desta maneira o negocio é colocar foco nos desenhos e se divertir/distrair depois de cumprir as metas!
Que bom que gostou!
Mas a prova é essa, ir lutando contra nossas dificuldades, afinal ninguém é perfeito. Aos poucos a gente vai se qualificando. Estamos no caminho!
Com certeza divertir “depois” das metas, é imprescindível, principalmente se for para livrar de um bloqueio criativo…rsrsrs