7 conselhos para desenhistas começarem bem em 2018…

Compartilhe!

Comeu muito nas festanças de final de ano? Descansou bastante? Confraternizou com a família? Viajou? Bem, eu sei que para cada um o natal e a virada de ano foram um pouco diferente, mas independentemente disso eu espero que você tenha vivido bons momentos.

Mas vamos agora falar desse ano de 2018, afinal, ele já começou, e por isso quero começar com este primeiro post lhe desejando um feliz 2018, muito sucesso e lhe apresentando 7 conselhos para desenhistas! Que você possa concretizar os seus projetos, principalmente aqueles sonhos mais nobres.

Sei que dentre nossos leitores desenhistas, cada um tem seus respectivos projetos para sua própria vida; sejam eles referentes a aprender a desenhar bem, ganhar a vida com desenho, entre outros que envolvem o desenho de alguma forma. Alguns são projetos que se consolidam no longo prazo, outros que precisam ser realizados esse ano, um caminho árduo para todos mas que nem sempre é bem conduzido; por isso que muitas metas que temos não são novas, são repetidas, empurradas para o próximo ano. É aí que entra a grande questão: “Como cumprir nossas metas e realizar projetos?”. Essa é a prova de todos nós, mas é importante termos alguns referenciais para que nossa caminhada seja de fato proveitosa, e por isso venho compartilhar a alguns conselhos para ajudar você…

 

1) Persista!

Caso o projeto que você esteja dedicando seja realmente bom, mas você esteja apresentando dificuldades, não cobre perfeição, até porque se exigir demasiado vai paralisar-se. Faz parte do caminho os erros, e o mais importante é continuar caminhando, mas procurando melhorar é claro. A persistência é tentar até encontrar a forma certa, diferentemente da insistência que é sempre tentar da mesma forma.

 

2) Planeje!

Se você tem um objetivo, a melhor maneira de alcançá-lo com mérito e sucesso é planejando para alcançá-lo. Com planejamento você vai não só definir os meios necessários para alcançá-lo, como também mensurar riscos e possíveis acertos.

 

3) Anote

O ser humano é falho, principalmente o que é relacionado a confiar em sua memória. Por isso uma forma estratégica de não se boicotar pelo esquecimento, diante de tantas metas e projetos importantes, é tomar nota de lembretes, ideias, compromissos, e tudo aquilo que você julgar necessário. Um caderninho ou até mesmo um bloco de notas do computador ou dispositivo móvel como smartphone ou tablet vai te ajudar muito nessa tarefa.

 

4) Mapeie seus pontos fortes e fracos

Cada um é cada um, e por isso você possui tanto vantagens e desvantagens perante as situações, que são resultantes de seus pontos fortes e fracos. Por isso tome cuidado inclusive com as influências, principalmente as artísticas; pois, nem sempre a praia dos seus ídolos é a sua, nem tudo que dá certo para alguns vai dar certo para você. Suas qualidades e suas maiores habilidades aliadas com o seu gosto pessoal são suas maiores armas; assim como em contrapartida seus defeitos e inaptidões indicam situações que deve evitar de serem estimulados.

 

5) Vença a crise

Como se não bastassem as dificuldades próprias do ofício, estamos imersos em uma crise que assola o Brasil. E caso você esteja apanhando muito dela, tente rever seu posicionamento. Grandes empreendedores sempre dizem que se há crise, também há uma série de oportunidades, pois se há pessoas negligenciando significa que há demandas não atendidas. Talvez a grande solução para os seus problemas seja uma pequena mudança, que fará você enxergar oportunidades onde antes você só via problemas, e assim consiga vencer a crise. Não é a toa que a etimologia da palavra crise significa literalmente “mudança”.

 

6) Faças relatórios sobre o seu desempenho

Faça uma análise periódica do seu desempenho. Isso vale tanto para quem está aprendendo a desenhar ou mesmo tocando algum projeto para viver do desenho. Isso auxilia e muito a saber com consciência os pontos positivos e negativos relacionados ao seu crescimento.

 

7) Tenha um propósito

Diante de muitas dificuldades é comum que as pessoas pensem em desistir de seus sonhos e projetos; porém, para quem tem um bom propósito e bem definido, será esse o principal motivo que irá lhe ajudar a lembrar e estimular a continuar caminhando. Projetos fúteis podem até despertar uma inexplicável motivação no início, mas com o tempo revelam-se grandes “fogos de palha”. Projetos mais nobres, que acrescentam a nós mesmos e aos demais, tendem a oferecer uma motivação duradoura, um combustível imprescindível para superar as grandes dificuldades.

 

Espero que você possa aproveitar ao máximo esses conselhos, principalmente para que seus projetos se cumpram da melhor forma possível. Ok? Então até mais desenhista!

3 comentários sobre “7 conselhos para desenhistas começarem bem em 2018…

  1. Boa Mateus Machado! Sou o Gil Cunha e te fiz um pedido de solicitação de amizade no Facebook e vi hj que vc aceitou. Quero saber de seu livro sobre desenho…Quero comprar um por meio de boleto bancário…Como procedo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *