7 dicas para estimular a sua criatividade

Compartilhe!

Uma das qualidades que mais são requisitadas entre os desenhistas, com certeza é a tão querida e sonhada criatividade.  Quem tem esta grande e valiosa virtude, obtém grande desempenho para criar, inovar, modificar e no final atrair olhares do público admirador da arte. Apesar de ser tão buscada, ela não irá aparecer de graça para qualquer um; há um “preço” que se precisa pagar por ela. O preço a qual me refiro nada mais é que se alinhar a alguns hábitos e requisitos; por isso, hoje eu separei aqui 7 dicas para estimular a sua criatividade de uma maneira simples e bem objetiva. Confira!

 

Faça coisas diferentes do habitual

Todo mundo tem uma rotina de vida, ou seja; repete as tarefas praticamente da mesma forma todos os dias; o que pode com certeza comprometer o desenvolvimento da sua própria criatividade. Por este motivo, passe a fazer as coisas de uma maneira diferente, como, por exemplo, voltar do trabalho por caminhos diferentes, tentar ler um texto de trás para frente, escovar os dentes com a mão esquerda (se for canhoto com a mão direita), assistir um filme de gênero diferente, ir a lugares legais mas que comumente não vai. Isso permite que novas ideias se acomodem em sua mente o que resulta em novas conexões de ideias.

 

Esteja disposto a ver as coisas por outro ponto de vista

Seja pela forma que relacionamos com as coisas ou até mesmo com as pessoas, muita das vezes perdemos a oportunidade de enxergarmos coisas valorosas por sustentarmos nosso ponto de vista a qualquer custo. Quando alguém lhe apresentar uma ideia e por algum motivo ou outro chocar contra o que você acredita ou acha, pare, pense e analise de verdade, sem querer bater de frente (aquele orgulho bobo de achar que você sabe mais do que ela); isso vai lhe ajudar a ver coisas que antes não conseguia enxergar. Outra coisa, se acostumou a estudar apenas um aspecto de algo, terá apenas um ponto de vista; se ampliar isso para outro aspecto, terá uma visão mais ampla, resultado do estudo de diferentes aspectos de uma mesma coisa.

 

Tenha em mãos algo que possa tomar nota

Nada melhor que ter um bloco de notas ou algum equipamento eletroportátil que você possa anotar suas ideias; isso é fundamental para deixar registrado aquelas ideias que nos assaltam repentinamente. Seja numa viajem, num passeio, na fazenda, ou em qualquer outro lugar. Eu mesmo já usei meu próprio celular para tomar notas, o que me rendeu diversas ideias para desenhos, posts e até projetos para o blog.

 

Não reprove rapidamente qualquer ideia que vier a sua mente

Somos cheios de preconceitos ou até mesmo de imediatismos. As vezes uma grande ideia não chega a nossa cabeça pelo começo, mas sim por uma parte dela. Anote tudo a e reveja o que idealizou; assim você terá a chance de analisá com calma e sem ser muito imediatista; se realmente for boa você terá mais chances de colocá-la em prática.

 

Se tiver dificuldades para criar alguma coisa, dê um tempo e faça outra

Se chegou aquele momento que nada veem à sua mente, é sinal que você está com bloqueio criativo. Procure mudar o foco e fazer coisas diferentes, isso vai despolarizar você de seus pensamentos circulares. Esse “bug” psicológico nos trava, fazendo nos pensar que nosso trabalho está ruim. Em parte é porque falta reciclarmos nossas ideias, outra é porque somos sugados pelo nosso temível perfeccionismo. Depois tente voltar a seus projetos, te garanto que tudo irá fluir melhor.

 

Faça um Brainstorm

O termo é inglês, e significa literalmente “tempestade de ideias”; e é este o objetivo. Quando pensar em idealizar um projeto, você deverá anotar as ideias que surgirem em sua mente durante algum tempo, sem muito julgamento e seleção. A questão é que grandes ideias podem escapar de nós pelo fato de estarmos cheios de pré-julgamentos. Depois que terminar poderá fazer uma seleção, analisando se são viáveis ou não.

 

Solicite a opinião de outras pessoas

É impressionante como cada pessoa esconde um universo dentro de si, e por isso elas podem ter a resposta que você tanto precisa. Muita das vezes quando se tem um problema para resolver, uma simples opinião alheia pode ser a grande solução para ocasiões que para nós é um bicho de sete cabeças. Nada melhor que apresentar suas questões a outras pessoas e ver a opinião que elas possuem sobre o problema ou ocasião; isso pode gerar em nós um ponto de vista que nos liga mais rapidamente a soluções mais eficazes e criativas.

 

É claro que tudo isto precisa ser incorporado todos os dias, fazer isso uma vez ou outra surti pouco efeito. Seja constante e disciplinado para levar estes novos hábitos a frente, isso é um treino, e por isso deverá ser repetido diversas vezes.

3 comentários sobre “7 dicas para estimular a sua criatividade

  1. Excelente texto com certeza agir e absolver essas dicas com ceteza trará grandes evoluçoes para seja qual for a profissão ou hobby do caboclo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *