Um traço fluído, bem feito, é uma meta para muitos desenhistas, mas chegar nisso é um trabalho árduo. Em alguns casos é mais que uma questão estética, pois existem algumas variáveis que nos levam a trabalhar isso mesmo que a finalidade não seja necessariamente o traço. E para ajudar você a acelerar este processo, segue aqui algumas dicas.
1) Pratique
Desenhe todos os dias para melhorar a sua habilidade de traçado, aproveitando para dedicar esse tempo para desenhar o que você mais gosta e se motivar, e também tentando desafiar-se a desenhar coisas que não são tão familiares para você.
2) Use referências
Estude a anatomia, formas e proporções dos objetos que você está desenhando. Busque referências de imagens para comparar e aprimorar seus desenhos. Seu traço começa a sair com fluidez quando você está a entendendo o que está fazendo.
3) Trace linhas concisas
Desenhe com traços seguros e definidos, experimentando diferentes pressões na caneta ou lápis para criar linhas variadas. Ter um propósito e seguir firme nele lhe mantém cada vez mais seguro.
4) Aprenda a controlar o peso da linha
Aprenda a controlar a pressão para criar linhas mais finas ou mais grossas, isso dará mais dinâmica e personalidade para o seu desenho. O traço é muito mais do que arrastar o lápis.
5) Pratique linhas retas, curvas e figuras diversas
Tente fazer linhas retas e curvas sem usar uma régua ou um compasso. Isso irá ajudá-lo a desenvolver a habilidade de traçado à mão livre. Isso vale também para as diferentes formas geométricas, tal como um quadrado, círculo, triângulo, trapézio, etc.
6) Tente novas técnicas
Experimente novas técnicas, como desenhar com uma caneta de nanquim ou pincel, caneta esferográfica, ou utilizar diferentes texturas e sombreamentos.
7) Não tenha medo de errar
Lembre-se que a prática leva à perfeição e não tenha medo de errar. Utilize seus erros como oportunidades de aprendizado para melhorar o seu traço.