Lembro muito bem no início, logo aos 8 anos de idade quando ficava rabiscando as folhas de caderno e copiando desenhos, tinha certas dificuldades próprias da idade mas que com o tempo foram sendo lapidadas, assim como as demais pessoas.
Eu não tinha um dom nato e sim muita vontade de aprender a desenhar, foi isso que me moveu a se aventurar nesta modalidade da arte. Mesmo dando muitas cabeçadas no início fui ganhando uma boa experiência e aprendendo que certas coisas, como por exemplo as virtudes, são necessárias à qualquer área que atuemos em nossas vidas. Vi que outras lições não se originam de uma revista ou curso, mas da experiência própria de alguém que passou por algumas situações e posteriormente pôde sintetizar a experiência, advertir e transmitir a outros sobre aquilo que ele vivenciou. Tanto a própria experiência quanto o conhecimento oriundo de alguém que lhe transmitiu diretamente ou indiretamente (através de livros, revistas, etc), podem lhe fazer dar saltos de evolução; é claro que isso só acontece quando vemos o valor que cada uma delas tem. Quando vemos o valor o colocamos-o em prática, na maioria das vezes; só ai temos a propriedade de dizer que realmente sabemos, porque por consciência foi incorporado várias vezes.
Virtudes como a constância, a disciplina, a ordem, etc.; são necessários em qualquer área que você atue. Você pode estar pensando agora “mas isso é obvio!”. Se estiver, reflita se realmente você esta vendo o valor delas e incorporando-as. O fato de estar neste blog, lendo este material é porque você também não é um grande gênio, não esta pronto e quer aprender; por isso não menospreze o que lhes disse, há também quem me ajude a lembrar delas sempre; pois eu ainda não estou pronto. Incorporá-las é um trabalho difícil; ainda mais sabendo que o problema do homem é que ele esquece. Desenvolver-las é um trabalho árduo; porém extremamente gratificante. O seu sucesso está dentro de você, basta se conectá-lo com ele.
Existe um filósofo que eu admiro muito, chamado “Jorge Angel Livraga”, que diz uma coisa que resume uma boa parte do que estou transmitindo aqui, veja:
“O importante não é saber muitas coisas, mas sim viver algumas”
Com a tecnologia que se têm hoje o acesso a informação é muito grande, e isso aliado a nossa capacidade de absorvê-la torna-nos um “computadorzinho” que armazena dados, do qual não sabe fazer muita coisa com eles. O pior é que nem sempre a informação é conhecimento e isso nos faz atuar como “baratas tontas”, correndo sem uma devida direção, pipocando de um lado a outro.
Muitas das vezes você irá abrir revistas e livros, esperando encontrar uma grande técnica que corrija uma possível dificuldade sua, mas nem sempre ela fosse o grande ingrediente que faltava. Falta às vezes disciplina de aplicá-la sempre que for necessária; falta ordem, procurando saber como, onde e quando aplicá-la; fortaleza, etc. É necessário valores para que uma nova técnica seja consolidada, e é claro que isso está em diversos níveis, quanto mais virtuoso, maior sucesso você terá.
Reflita mais sobre isso.
Grande abraço!!
2 comentários sobre “Coisas que você poderá aprender mas que não estão nas revistas, livros ou cursos de desenho”
É possível revender seus produtos batendo de porta em porta, mas você irá atingir menos clientes do que na internet, sem contar com
os problemas de você muitas vezes vender fiado”, pois seus
clientes são seus amigos e vizinhos.
“O importante não é saber muitas coisas, mas sim viver algumas”
Concordo plenamente!