Como o seu traço influencia no desenho?

Compartilhe!

Toda pessoa que deseja criar um personagem ou mesmo copiar algum, tende a deixar a sua marca através do próprio traço, que pode ser algo mais simples ou detalhado, comum ou exótico. Mas como será que isso influencia no desenho, através dos diferentes traços dos desenhistas?

O interessante é que o traço de cada desenhista muita das vezes é fruto de um jeito peculiar que cada um estimulou durante o seu aprendizado e que acabou se instalando na sua forma de desenhar, ou esporadicamente na forma de imitar o desenho de personagens que foi copiando ao longo do tempo que se dedicou ao desenho, pois, para refazer o desenho de personagens de terceiros precisamos mudar o nosso jeito de fazer a lineart ou nos permitir ser influenciados por algo que não é propriamente nosso. Fazendo uma comparação, é como se houvesse uma espécie de osmose neste processo. Além do mais, é nessas cópias que vemos como diferentes técnicas de traço podem criar resultados tão diferentes. E é sobre as principais que iremos falar nesse post, afinal, há muitas possibilidades de combinação.

Traço variável

Esse traço é mais característico de materiais como, bico de pena e caneta tinteiro, e emulado pelas ferramentas digitais; mas dependendo da forma que se faz o traço com marcador ou pincel no papel (deitar ou incliná-los), é possível imita-lo sem grandes complicações. Com ele o desenho fica mais atrativo e dinâmico, pois além de enriquecer de detalhes cada curva, permite a valorização de determinadas regiões do desenho conforme intensificamos sua largura. Interessante é que sua oscilação, fina ou mais grossa, nos ajuda a imprimir diversas qualidades, como:

  • movimento;
  • luz ou sombra;
  • gradação da espessura que cada parte tem;
  • destaque ou supressão de características (conforme a intensidade);
  • entre outros.

É muito utilizado no mangá, cartum, e desenhos infantis em geral.

Traço contínuo

Muito característico de marcadores, canetinhas e canetas nankin, este é um traço preciso e contínuo, que delimita as diferentes regiões de um desenho na mesma densidade. Diferente do anterior, ele tende a manter a composição com um aspecto homogêneo, e com uma possibilidade reduzida de expressões através do traço. Existem outros motivos dele aparecer, como é o caso de desenhos vetoriais sem nenhum trabalho no traço que por si só já são assim, exceto se você alterar a ferramenta que personaliza o traço.

Desenhos animados e outros trabalhos que demandam velocidade em sua confecção, tendem a aderir a ele pelo fato de ser simplificado e requerer menos atenção; mas isso não é uma regra.

Traço variável com interrupções

Também oriundo de materiais como bico de pena ou pincéis; esse traço é ricamente interessante por ser dinâmico, atrativo, e porque permite que suas falhas destaque ou evidencie regiões, seja de maior brilho ou com menos necessidade de aparecer em relação as demais. Com ele você pode transformar um desenho infantil simples em algo mais sofisticado, estiloso, expressivo; mas, é fundamental que se tenha mais conhecimentos de desenho para saber como explorar melhor isso; afinal, assim como o primeiro, ele nos permite trabalhar qualidades como:

  • movimento;
  • luz ou sombra;
  • gradação da espessura que cada parte tem;
  • destaque ou supressão de características;
  • entre outros.

É um trabalho mais comum em mangás, desenhos infantis, e outros materiais em que a arte demande mais zelo e uma boa qualidade.

Traço hachurado

Esse traço pode ser obtido por materiais de traço variável, como um bico de pena, ou mesmo de um traço de fluxo contínuo, como um caneta nankin. Quando bem executado, tende a valorizar o desenho por adicionar diferentes texturas e tons. Alguns artistas fazem traços mais leves, enquanto outros tendem a saturar a composição com traços mais densos; mas há quem explore isso conforme a temática que está trabalhando, uma combinação que ajuda a criar diferentes níveis de sombreamento e aumentar sua versatilidade.

Esta forma de arte-finalizar o desenho é mais popular em quadrinhos norte-americanos.

E você, de que traço mais se beneficia? Um deles ou de mais? Fique a vontade para comentar e explicar um pouco sobre isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *