Se você está começando a desenhar, saiba que existem alguns materiais básicos que são recomendados para iniciar, e inclusive outros que não são tão necessários como a maioria pensa.
O conselho inicial para quem quer começar é, não tenha muitas desculpas. Se quer saber o que precisa para começar a treinar, use lápis e papel para treinar as suas habilidades. Mas se quer mesmo materiais bons, para entregar um melhor resultado e levar mais a sério o ofício, é bom ter uma noção para saber o quê comprar, para também não ficar por fora de cada estilo e especificação.
Aqui estão algumas sugestões:
Lápis e lapiseira
Quer treinar apenas o esboço para cobrir depois com a arte-final, tal como um desenho de mangá, cartoon, e similares? Saiba que apenas um lápis nº 2 ou HB já resolve bem. Só para esboço até uma lapiseira 0.5 já resolve. Mas se a ideia é fazer um sombreamento mais elaborado com diferentes tons de cinza, tal como um desenho realista, saiba que um conjunto de lápis de desenho é essencial. Recomenda-se ter uma variedade de durezas, com pelo menos os lápis 2B, 4B e 6B, para se obter diferentes tonalidades e linhas.
Papel para desenho
Para quem quer apenas treinar no desenho, um simples papel sulfite 75g ou 90g atende bem. No caso de quadrinistas, um papel acima de 120g é mais indicado para suportar o nanquim e ser resistente quando for apagar o esboço à lápis e não amassar o desenho; e nesse caso é mais interessante se o papel for alcalino, pois dessa forma será mais resistente a bactérias e fungos. Se o objetivo do desenhista é fazer algo para durar e enobrecer o trabalho, como um retrato, é melhor usar um papel com gramatura acima de 180g, e até acima de 300g para quando trabalhar com tinta aquarela. No desenho realista é bom escolher um papel específico para desenho que seja mais grosso e suporte melhor o esfumar em diferentes técnicas. Papéis com texturas diferentes, como liso ou granulado, também podem ser explorados para se obter um trabalho mais nobre.
Borracha
Uma borracha macia é útil para apagar erros e fazer ajustes no desenho. Mas se você necessita de precisão, recomenda-se uma borracha maleável (limpa tipos), que permite moldá-la em diferentes formas para apagar áreas específicas, seja de lápis, pastel ou carvão.
Apontador
Para manter os lápis afiados, um apontador é necessário. Entretanto, é preciso ter um apontador de qualidade para evitar que a ponta do lápis quebre facilmente e evite que você tenha prejuízos quando for apontá-lo; ou então adquirir um estilete para evitar essa perda desnecessária. E claro que esta última opção não é recomendada para crianças, por isso uma alternativa segura e eficiente é utilizar um apontador de mesa, seja ele elétrico ou mesmo o de manivela, ambos fazem uma ponta precisa e sem quebras, além de ser seguro.
Esfuminho
Esse é um instrumento utilizado para esfumar e suavizar os traços de lápis e criar sombras e transições suaves, muito utilizado no desenho realista. São seis opções, mas ter ao menos os números: #1, #3 e #6, é o suficiente para se obter uma gama de variações.
Marcadores
Se o desenhista quiser linhas mais definidas e contrastantes, as canetas nanquim ou marcadores são uma ótima opção. Os marcadores possuem diferentes espessuras e cores. Mas para quem desenha mangá, cartoon, principalmente, poderá utilizar marcadores mais simples em preto para fazer a line art após o esboço do desenho. Mas há também marcadores mais caros, como as da marca “Copic”, que são ideais para preenchimentos em diferentes tonalidades.
Régua
Ter uma régua é necessário para se criar linhas retas e auxiliar na perspectiva em desenhos arquitetônicos ou técnicos. Uma régua transparente de 30 cm é mais indicada por permitir que o desenhista veja sob a mesma, aquilo que ele está desenhando, e também por ter um tamanho mais adequado.
Lápis de cor
Para crianças iniciantes no desenho uma caixa de 12 lápis pode parecer suficiente, mas à medida que se avança no desenho percebemos que novas tonalidades de cores vão sendo necessárias. Por isso o estudante de desenho começa a necessitar de caixas maiores que 24 cores. Assim temos caixas de 36, 48, 60, 72, 100, 120, 180 cores, etc.
Pasta portfólio
Para guardar os desenhos e rever depois, nada melhor que uma pasta portfólio. Com seus sacos plásticos internos você poderá colocar sempre novos desenhos, inclusive adicionar mais plásticos para colocar muitos outros. A pasta fichário e o modelo de plástico são duas opções comuns e bem indicadas.
Esses são apenas alguns dos materiais básicos para começar a desenhar. Conforme você avança em suas habilidades e explora diferentes estilos e técnicas, pode expandir sua coleção com materiais, tal como lápis de cor, pastéis, tintas, pincéis e outros utensílios de desenho. A escolha dos materiais também dependerá do estilo de desenho que você pretende desenvolver. Experimentar diferentes materiais e técnicas ajudará você a descobrir o que funciona melhor para você e seu estilo de desenho.
Fonte das imagens: Pixabay/Desenho Online