Percursos da Aquarela – Eduardo Bajzek: Resenha de livro

Compartilhe!

Nova resenha! Do livro “Percursos da Aquarela”, de Eduardo Bajzek, uma publicação da editora Olhares.

Aspecto físico do livro

O livro tem um formato físico de tamanho médio, cerca de 24 por 18,5 centímetros. A capa é confeccionada em papel supremo, com aproximadamente 250g, com laminação fosca. O miolo é colorido em papel offset de aproximadamente 120g. O livro possui 207 páginas com lombada costurada, garantindo uma durabilidade excepcional.

***

ISBN: 978-6560920118

Capa: brochura

De início Bajzek tece comentários sobre o estúdio, as técnicas básicas, e diversos elementos de teoria elementar, tal como a teoria das cores, suportes básicos de composição e linhas, luz e sombra, noções básicas para representar a figura humana, espaços urbanos (urban sketching) e campos abertos (en plain air), natureza, etc. Para enriquecer a experiência do leitor, ele também apresenta desenhos de diversos desenhistas ao longo do livro.

Apesar de abordar desde as noções básicas de aquarela, o livro é mais indicado para quem possui um conhecimento mediano de desenho, pois requer estudo de outros fundamentos de desenho para ser melhor aproveitado. Por ser bem amplo no quesito pelo qual foi criado, ele pode parecer muita informação para o leitor.

Livro indicado para quem procura se aventurar de fato no estilo da aquarela, dado que esse livro traz uma gradativa experiência de contato com as tintas aguadas, indo desde dicas bem pessoais do autor, até técnicas bem apuradas e atrativas; um conjunto amplo de abordagem que enriquece a experiência por inclusive fazer o leitor entender do assunto de diferentes pontos de vistas e maneiras diferentes de se criar uma composição bacana em aquarela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *