A fantástica contribuição da teoria elementar do desenho na manipulação dos softwares gráficos

Compartilhe!

Saiba porque os conhecimentos do desenho podem facilitar na manipulação dos softwares gráficos

 

Vivemos atualmente diante da era da informática, onde grande parte das tarefas puderam ser realizadas com menos pessoas, em menos tempo, com menos gastos, com mais precisão e facilidade, perante utilização de softwares específicos. Essa inovação também colaborou e muito com as artes gráficas em diversos sentidos, permitindo que pessoas, mesmo sem muitos conhecimentos, pudessem realizar suas artes com menos esforço e menos exigência de conhecimentos de ótica e da própria teoria elementar do desenho.

O problema é quando não há consciência da aplicação destes conhecimentos ao se utilizar estes softwares gráficos; seja pela não transmissão de quem os ensinou ou ainda pela mecanicidade de sua utilização. Se você já fez um curso básico de Photoshop ou Corel Draw, já deve ter se deparado como a combinação de efeitos pode resultar em outros efeitos bem diferentes, sejam para criar texturas, sombras, luzes, volume ou ainda alterar as propriedades e características de imagens, etc. Muitos destes efeitos estão de acordo com os conhecimentos de ótica e o tratamento de imagens ou a finalização de ilustrações se baseiam nas ferramentas e efeitos de desenho; é por este grande motivo que parte das ferramentas dos softwares são representadas por ícones com a imagem das ferramentas de desenho, permitindo assim que seus respectivos signos possam trazer a memória de quem o usa, a maneira de poder usá-los.

Temos como exemplo a caneta bico de pena para traçar, a borracha para apagar e criarmos efeitos de luz como no desenho, a folha para desenharmos, o efeito gradiente para criarmos sombreamentos, o pincel para pintarmos com diversos tipos de espessuras e pontas diversificadas, o efeito de borrar semelhante ao dedo que usamos para criar efeitos de sombreamento no desenho, a perspectiva que utiliza pontos de fuga para darmos mais realismo às imagens, etc.

Se você possui experiência com o desenho, pode ter certeza que maior aproveitamento com softwares gráficos você terá, a sua assimilação se torna ainda mais breve e bem compreendida. O desenho amplia sua criatividade para encontrar soluções para novos efeitos; uma assimilação que pode ser muito bem aproveitada na utilização de softwares como o Photoshop, Corel, Autocad, etc.

Essa é minha opinião sobre a contribuição do desenho em relação aos softwares gráficos. E você? já percebeu como o desenho pode ajudá-lo a aprimorar o uso destas fabulosas ferramentas?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *