Algumas dicas para você sombrear seus desenhos utilizando hachuras
Para quem não sabe, a hachura é uma técnica artística, que consiste na utilização de linhas paralelas para criação de diferentes tonalidades de cinza. Assim com a combinação destas linhas, podemos reproduzir muitas tonalidades, seja variando o espaçamento entre elas, mudando a espessura dos traços, ou ainda com a sobreposição das mesmas em diferentes sentidos.
Neste desenho abaixo podemos ver que as áreas mais escuras são compostas por linhas sobrepostas em cruzamento com outras, em sentidos diferentes; enquanto as áreas mais claras podem apresentar-se com linhas suaves ou até seguindo apenas um sentido. É importante ressaltar que as sombras acompanham o contorno da forma externa do objeto a ser sombreado utilizando apenas uma combinação de hachuras, assim para representar um novo tom mais claro para dentro do desenho, é importante considerar o contorno da forma.
Veja neste esquema a seguir a reprodução de diferentes tonalidades de cinza utilizando as hachuras.
1 – Sem linhas, tonalidade totalmente em branco
2 – Linhas verticais realizadas com pouquíssima pressão no lápis
3 – Linhas verticais
4 – Linhas verticais e diagonais
5 – Linhas verticais, diagonais e horizontais
6 – Linhas verticais, diagonais nois dois sentidos e horizontais representando o tom mais escuro
Neste modelo foi criado apenas 6 variações de tons, utilizando linhas horizontais, verticais, diagonais em dois sentidos e verticais num tom mais leve; mas você pode encontrar outras variações, é só variar a espessura das linhas, o espaçamento entre elas ou ainda aumentando a sobreposição.