A Internet é realmente uma grande aliada dos desenhistas?

Compartilhe!

Já se foi a época em que o desenhista possuía apenas aqueles meios tradicionais para divulgar suas obras, ou até mesmo conseguir trabalho, não é mesmo?! Seja através dos cartões de visita, portfólio impresso, cartazes, panfletos, exposições, entre outros. O fato é que a internet não só se tornou mais um meio de divulgação como também ganhou destaque entre todos os outros.

Com a internet, tudo ficou mais fácil, e dependendo da forma que você a utilize, alguns cliques serão o bastante para que você possa divulgar seu trabalho a milhares de pessoas. Eu mesmo já consegui atrair mais de 350 pessoas ao mesmo tempo para conferirem uma única postagem, tudo em apenas 50 segundos após divulgar um link através das redes sociais. Um número extremamente expressivo se comparado a outros meios de divulgação (com exceção da TV). Obviamente isso não quer dizer que eu esteja conseguindo 350 clientes potenciais; mas é uma porta de entrada para muitos clientes, que com certeza irão solicitar algum trabalho meu ou mesmo comprar um ebook do curso. Ah, tenho que citar também os banners monetizados do Google Adsense.

Se você acessa as redes sociais com frequência e principalmente divulga seus trabalhos; já deve ter notado também que ela é uma grande “lente de aumento”, e ao mesmo tempo uma “faca de dois gumes”; ou seja, tudo aquilo que cai na rede, seja bom ou ruim, acaba sendo potencializado, podendo lhe trazer fama e sucesso, ou mesmo mandar-lhe para a desgraça. Exemplos claros disto, são os desenhistas que conseguem emprego após suas postagens ganharem destaque ou ainda por encontram rapidamente diversos clientes potenciais. O contrário também acontece para aqueles que se expõe ao ridículo, porém são lembrados apenas pela burrada que fizeram.  Se bem que nos dias de hoje, até fazer coisas idiotas dão dinheiro… Como é o caso da restauradora Cecília… :/

Uma característica interessante da internet que nos ajuda e muito como desenhistas, é a sua via de duas mãos; você não só publica uma obra como rapidamente recebe retorno do que fez; ou seja, os comentários e modo que as pessoas se relacionam com aquilo que você publicou, logo lhe fornecem um feedback, ajudando você a saber onde se está acertando ou errando. Bem, nesse ponto há uma coisa que precisamos ficar atentos, pois nem sempre o retorno que temos é qualitativo. Alguns dos retornos podem estar vindo de bajuladores, invejosos, pessoas imaturas e pouco informadas, entre outros grupos. Mas é com o tempo que vamos aprendendo a interpretar melhor este retorno característico da internet, que muita das vezes perde qualidade pelo anonimato ou mesmo pela falta de consideração de alguns.

Hoje em dia as plataforma oferecidas no meio online, com certeza são um prato cheio para desenhistas que pretendem ser mais atuantes com o desenho; está cada vez mais fácil ter um site no ar, criar um portifólio, ou mesmo receber pagamentos. Veja, se você não é um web designer, você pode ter facilmente um site ou blog no ar utilizando plataformas de fácil utilização, como WordPress, que já vem instalado em alguns planos de hospedagem ou mesmo utilizar gratuitamente o Blogger, que não demanda instalação, apenas um cadastro; essas são ferramentas que lhe permitem exibir seu portfólio ou mesmo criar um canal de comunicação com seu cliente, através do meio online. Para pagamentos há empresas como o Pagseguro, Paypal e Pagamento Digital; cada uma com suas vantagens e desvantagens; mas todas lhe permitem receber pagamentos com segurança, seja através de boleto, cartão ou débito online. Veja que com todas estas ferramentas, você poderá divulgar seu trabalho a milhares de pessoas e fechar negócios a um baixíssimo custo.

 

Conclusão:

A internet é um canal bastante dinâmico e amplo, que lhe permite alavancar seus projetos rapidamente. Mas é por esta mesma rapidez que você precisa tomar cuidado; afinal sua reputação poderá ser manchada em um curto espaço de tempo, entre um alto número de pessoas. A Web só é uma grande aliada do desenhista, se ele estiver sempre antenado nas novidades e principalmente nas ferramentas mais adequadas para os projetos que resolveu assumir. Do contrário, vai lhe dar uma baita de uma dor de cabeça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *