Há certas situações, problemas que por falta de informação, muita das vezes nos deixam na mão, não é mesmo? Pois bem, para ajudar você desenhista nestas horas, resolvi compartilhar algumas dicas. Confira!
Sombreamento mais claro, lento e estável com qualquer lápis – Segure-o com os três dedos (ver imagem) pela extremidade oposta a ponta, deixando o peso do mesmo fazendo pressão; faça movimentos horizontais em zigue zague. Assim o lápis ficará com a ponta deitada sobre o papel, diminuindo a pressão que normalmente é feita quando se usa o lápis no sentido vertical. Para escurecer ao manchar você poderá precisará aumentar a pressão do lápis forçando com os três dedos.
Para aumentar o rendimento do sombreado anterior você poderá fazer uma ponta bem maior, utilizando um estilete. Nesse caso você não poderá fazer muita pressão, pois o grafite do lápis estará com uma grande área sem apoio, tornando suscetível a quebra; por este mesmo motivo ele não poderá ser utilizado para traçar e deverá ser reservado somente para esta função.
Atenção para as canetas de ponta porosa – Se não estiver usando-as, não as deixe abertas por muito tempo para evitar que a tinta seque.
Caso isso aconteça, você poderá ter mais uma chance de salvá-la; tente molhar a ponta da mesma com algumas gotas de álcool. Se não der certo, infelizmente, já era.
Borracha suja ou manchando a folha – Evite deixar a borracha junto com outros materiais como lápis, lapiseiras e réguas. Em contato com eles ela irá aos poucos se contaminar com resíduos de grafite e outros tipos de materiais.
Enquanto a usa, procure verificar se ela está limpa; caso não esteja (ver imagem), tente limpá-la esfregando-a em uma outra folha de papel para evitar que seu desenho adquira borrões causados pela borracha suja. Isso é extremamente importante para quem desenha retratos.
Papel com pouca resistência e frágil – Isso é comum em tempos chuvosos ou frios; por isso tome mais cuidado ao sombrear, apagar ou traçar sobre o papel sulfite nestes períodos.
Caneta nankim entupida – Quando isso ocorrer desparafuse a ponta e deixe as peças (ver imagem) de molho em uma solução de detergente neutro e água (ou desincrustante próprio) de um dia para o outro.
Para as numerações 0.1, 0.2 e 0.3 recomendo não desmontá-las por completo, a chance de você tirar o arame central e entortá-lo tentado recolocá-lo é muito grande. No dia seguinte, se ainda encontrar pedaços de nankim encrustados na caneta, use um escovinha de dentes para remover. Se ela continuar entupida, tente recarregá-la com o detergente e em seguida faça movimentos de vai e vem para que o líquido percorra por dentro e remova os pedaços secos de nankim.
Por hoje é só pessoal; em breve novas dicas. Até +! 😉