Alguns dos piores defeitos de um desenhista

Compartilhe!
gollum_

A seguir, alguns dos piores defeitos de um desenhista, será que você tem algum? Esse é um assunto polêmico, e que com certeza vai ter surpreender, principalmente quando terminar de ler o post…

1 – Achar que sabe quando não sabe

Para quem já ensinou alguém a desenhar deve saber bem do que estou falando; é lamentável quando estamos diante de alguém que resolveu aprender com você, mas que infelizmente esqueceu-se de se esvaziar de suas opiniões para de fato ouvir quem sabe e finalmente experimentar e aprender.  Quem faz um curso ou pede uma dica a alguém que sabe mais, deve no mínimo reconhecer que não sabe e ouvir o que o outro tem a lhe ensinar. É claro que se você não entendeu você deve argumentar e discutir sobre aquilo que lhe foi transmitido; acontece que algumas pessoas possuem tanta informação e são tão egocêntricas que logo de cara escutam, mas não ouvem o que lhes foi ensinado. Quem é assim perde muito tempo tentando aprender a desenhar e só está se tornando ainda mais arrogante.

 2 – Ficar obcecado pela procura de boas marcas de materiais de desenho

Escolher um bom material de desenho é muito bom, mas ficar gastando muito tempo nesta escolha com certeza é perder tempo. Há quem desenhe muito com pouco assim como quem desenhe pouco com muito. Do que adianta preocupar demasiado com materiais enquanto seu aprendizado e sua habilidade acabam que ficando para trás? Encontre a medida justa.

3 – Criar uma guerra psicológica e velada diante de seus colegas desenhistas

Pode surgir uma competição velada, aquela que parte de um desenhista invejoso diante de alguém que têm demonstrado maior habilidade com o desenho. Ele busca encontrar defeitos no trabalho do colega, não elogia, lança críticas sem fundamento e vive querendo se promover, procurando aparentar ser melhor que seu colega. Esse sim é um invejoso. Em alguns casos essa guerra não chega nem a ser velada, é bem explícita.

4 – Paixão obsessiva por seus desenhos e trabalhos

Para alguns desenhistas iniciantes os primeiros trabalhos chegam a se tornar um bem muito precioso, (quase igual à relação de Smeágol com o anel, na trilogia “O senhor do anéis”…^^), passando a ser tratados com excesso de cuidados, uma verdadeira paixão. É nesse momento que começam a surgir alguns problemas, ele pode se tornar um chato porque andou passando por cima de qualquer coisa para continuar tendo seu trabalho protegido e bem conservado.

Seus desenhos podem até se tornar uma obra de arte, mas nem por isso deve-se apegar demais a seus trabalhos. Já vi muita gente arrumar confusão por causa de um desenho, seja por que alguém manchou seu trabalho, perdeu, amassou sem querer ou ainda fez uma crítica. Seu trabalho é importante, mas as pessoas são muito mais importantes; mesmo que elas façam algo com o seu trabalho e que você não gostou, não fique cego por causa disso, procure chegar nas pessoas com valor, sem perder a cortesia. Não vale a pena queimar seu filme por um desenho, o que importa é que você sabe desenhar; você posteriormente poderá fazer quantos desenhos quiser.

5 – Ser pouco observador

Desenhista que desenha mecanicamente sem procurar observar, analisar e memorizar, está tirando pouco proveito quando desenha.

6 – O medo de ensinar uma técnica a um colega e ele te ultrapassar

Se você ensinar algo a um colega seu, ele pode mesmo se tornar melhor que você, mas não será por causa da técnica que você ensinou, e sim pelo esforço e mérito dele.  Em contrapartida, quem ensina, aprende muito mais que o aprendiz, você começa a pensar de maneiras diferentes ao ensinar uma única coisa a uma pessoa, é também durante ou após estes momentos que surgem os “insights”.

7 – Ficar preso a um estilo de desenho

É claro que cada pessoa tende a se interessar mais por um determinado estilo de desenho, mas bitolar unicamente a isso pode atrasar o seu desenvolvimento; cada estilo possui uma grande qualidade/característica que te faz aprender uma mesma coisa por um ângulo diferente, acelerando assim a assimilação de uma determinada técnica, matéria, etc.

E então, você tem alguns destes defeitos?

Na verdade todos nós temos estes defeitos; o que varia é o nível; para algumas pessoas estes defeitos podem aparecer em maior grau, outros em menor grau. Identifique os maiores e procure se corrigir.

Um vídeo sobre o tema…

10 comentários sobre “Alguns dos piores defeitos de um desenhista

  1. A parte competitiva tem o seu lado bom…as vezes eu vejo desenhos bem melhores que os meus e me desanimo e digo: “meu desenho é uma merda comparado ao de tal pessoa.”
    Mas aí eu penso: “ainda tenho que melhorar muuuuuito, algum dia posso desenhar melhor ainda que essa tal pessoa se eu me esforçar”

    Não critico o desenho de outra pessoa só por que estou com inveja, eu reconheço quando o desenho é bom, eu elogio…e a inveja me faz eu me esforçar mais para me igualar ou superar a tal pessoa. ‘-‘

    Afinal ….”Há males que vêm para o bem!”

  2. o numero 3 parece um garoto da minha sala,que critica todos os meus desenhos,principalmente os cavalos,mas ele não sabe fazer metade do que faço

  3. Nossa,eu tenho quase todos,principalmente a parte competitiva,e no meu caso eu não critico,até elogio,mas preciso de alguém pra competir.

  4. aah, o apego aos desenhos! esse é difícil superar! eu era extremamente apegada e morria se acontecia algo que comprometia o desenho. Hoje só fico brava se acontece algo antes de eu terminar e me faz ter que recomeçar, mas depois que termino eu nem guardo comigo (só os que faço no sketchbook), tiro uma foto no máximo e os deixo na casa do meu namorado.

    Desapego é importante para aprender a dar o valor real que cada coisa tem, nem a mais nem a menos.

  5. acho que eu tenho o 4 e o 6 hahaha, ficou louca quando alguem estraga minhas coisas nao so os desenhos, as vezes fico com raiva ate de mim, mas procuro me controlar rsrs…. e o 6 tambem… um pouquinho…rs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *