Nova resenha, do livro “Aquarela Botânica”, de Nikki Strange, uma publicação da editora Olhares.
Aspecto físico do livro
O livro tem um formato físico de tamanho médio, cerca de 20,5 por 26,5 centímetros. A capa é confeccionada em papel supremo, com aproximadamente 300g, com laminação fosca. O miolo é colorido em papel couche de aproximadamente 140g. O livro possui 180 páginas com lombada costurada, garantindo uma durabilidade excepcional.
***
ISBN: 9786560920187
Capa: brochura
Para os fãs da aquarela a obra traz uma experiência pessoal e principalmente profissional da autora, que visa compartilhar suas percepções, seus estudos acadêmicos e profissionais da arte têxtil, porém através da botânica. Isso porque Nikki traz nesta obra uma abordagem bem específica sobre as técnicas de aquarela, utilizando diferentes efeitos de pintura e aplicação da teoria, através da representação de 20 diferentes tipos de plantas, um foco de botânica que concede ao desenhista um desenvolvimento direcionado e rico neste sentido.
A obra trata de conhecimentos técnicos da teoria elementar relacionados a cores, além de explanação dos principais materiais usados, como prepará-los, como criar as aguadas e secas, entre outras bases importantes. Após uma preparação direcionada ao leitor, nas próximas páginas ela traz 20 de suas experiências de pintura de plantas, trazendo as mesma bases para cada, tal como: apresentando os materiais que utilizou, as cores usadas, as misturas aplicadas, e um passo a passo detalhando o que fica nas entrelinhas do processo de desenho e pintura em aquarela da planta em questão.
Esta é com certeza é uma obra indicada para qualquer desenhista que queira se aventurar no mundo das aquarelas, principalmente por apresentar uma linguagem suave e sintética. Vale muito a pena!