Quem é desenhista sabe como é complicado conviver com pessoas de uma sociedade materialista que muita das vezes julga ou tratam seus semelhantes utilizando como critério os seus preconceitos (que na verdade muitos copiam de outros mal informados). Eu particularmente acho que nós desenhistas devemos dar certo “desconto” em alguns casos, afinal as pessoas podem estar fazendo comentários ou perguntas sem maldade; mas há alguns casos em que certas pessoas “cutucam onça com vara curta”, o que instiga em nós uma vontade de dar uma resposta bem dada para que ela entenda de alguma forma que nós fazemos coisas valorosas, dignas de respeito e consideração. Há outras que se originam pela ingenuidade mesmo, o que acaba se tornando o motivo de risos.
A seguir você verá algumas delas; umas engraçadas, outras estranhas e ainda algumas difíceis de compreender.
1 – Fala sério, você só desenha ou trabalha também?
(Detalhe, esta pessoa sabe que você trabalha com desenho)
Traduzindo: Quando a pessoa não reconhece o que você faz como trabalho e te acha um “mané da vida”, assim ela lança uma pergunta totalmente preconceituosa só para te provocar.
Uma sugestão de resposta: É através disso que eu pago minhas contas.
2 – Cara como você consegue desenhar? Não consigo desenhar nem um boneco palitinho.
Traduzindo: Na inocência e inaptidão da pessoa para o desenho ela fica admirada ao ver você fazer aquilo rapidamente e acaba não considerando que se leva certo tempo para aprender.
Uma sugestão de resposta: Se você não nasceu com o dom precisa estudar o desenho para chegar até onde cheguei, leva tempo de muita dedicação. Foi até pensando em pessoas como você que se originaram os livros e escolas que ensinam a desenhar.
3 – Porque você não procura um serviço de verdade?
Traduzindo: O fato da pessoa lhe ver sentado desenhando pode fazê-la ficar achando que você está brincando ao invés de trabalhar.
Uma sugestão de resposta: Meu trabalho paga as minhas contas; o seu preconceito não.
4 – Desenhista mudo pode fazer retrato falado?
Traduzindo: O cara viajou na maionese e trocou as bolas.
Uma sugestão de resposta: Nesse caso o desenhista só desenha e ouve, caso precise de uma informação ele pode perguntar escrevendo. O desenhista desenha e não fala o retrato….rsrsrs
5 – Como se faz o branco?
Traduzindo: O cara não tem nenhuma noção de desenho e é totalmente leigo no assunto.
Uma sugestão de resposta: Cara, o branco já é o papel; ele representa toda a luz que eu poderia usar no desenho; assim eu retiro o excesso de luz manchando com um lápis ou outra ferramenta semelhante, para assim transformar na figura que irei retratar.
6 – Tenho que pagar?
(Aquele momento em que a pessoa lhe pede um desenho e você a lembra do orçamento)
Traduzindo: Não valoriza o trabalho dos desenhistas.
Sugestão de resposta: Eu gastei dinheiro e tempo na minha vida estudando e cursando desenho.
7 – Tudo isso? Mas você faz rapidinho!?
(Depois que você fala o preço do trabalho)
Traduzindo: Ela achou caro, apesar de você passar o preço que realmente vale. Ela não valoriza arte.
Sugestão de reposta: Sinto muito, esse é o preço do meu trabalho que inclui o meu diferencial e valor do meu trabalho. Levei anos para aprender a fazer tudo o que você vê agora em pouco tempo. Você pode não ter dinheiro para pagar o trabalho, mas continua tendo a liberdade de encomendar ou não.
Triste não? Comente aí se você já ouviu alguma destas perguntas ou pelo menos qual foi a sua resposta para alguma delas.
13 comentários sobre “As perguntas mais idiotas que se pode fazer a um desenhista…”
Kkkk., sou entrevistadora numa comunidade do “Amino” essas pergutas são ótimas pra fazer algumas pessoas rirem um pouco kk gosteii^^