Se existe a “bíblia” do desenho artístico, eu diria que quem mais chegou próximo disso seria Andrew Loomis, o grande desenhista estadunidense que se tornou mais conhecido por sua coletânea de livros de desenho. Nesta sugestão de livros de hoje, eu venho recomendar os seus 6 livros, que abordam o desenho artístico por diferentes nuances, o que propicia aos desenhistas um aprendizado mais eficaz e profundo, seja pela didática e mesmo pelo nível artístico de Loomis.
Para quem já conferiu o trabalho do autor, poderá perceber que o mesmo não só transmite técnica como principalmente vida; afinal, cada técnica ou ensinamento, vem recheado de sínteses muito bem colocadas, resultado de um trabalho árduo e de uma paixão intensa pelo que fazia.
Os livros de Loomis são sem dúvida a referência que muitos desenhistas realistas vem buscando, principalmente daquele grupo de ilustradores que pretendem sair do tão conhecido método de desenho de observação, para se aventurar em novas criações. Sua coleção é sem dúvida uma das mais procuradas e aclamadas em todo mundo!
Os livros de Andrew Loomis…
Fun With a Pencil (1939): A tônica desse livro com certeza é o desenho no estilo cartum, mas também há conhecimentos bacanas a cerca do desenho acadêmico. Dentre os livros de Loomis, este é o mais indicado para os desenhistas iniciantes.
Figure Drawing For All It’s Worth (1943): Este livro é mais voltado para o desenho da figura humana, e com certeza aborda a parte técnica de construção desta figura. Há dicas de proporções, como a sombra incide sobre o corpo humano, detalhes de membros e o corpo, como a figura se comporta em perspectiva, etc.
Creative Illustration (1947): Este livro sai um pouco do aspecto mais técnico do desenho e assim dá sequência ao livro anterior, reunindo dicas valiosíssimas a cerca da expressividade humana. Com as dicas deste livro você poderá realizar desenhos da figura humana em diferentes poses com mais expressividade e personalidade.
Successful Drawing (1951) ou Three Dimensional Drawing (1961): A ênfase deste livro é a perspectiva, seja aplicada a figura humana, a composição de cenários e até mesmo a objetos simples. O interessante deste livro é que ele apresenta macetes bem sintéticos sobre perspectiva, seja através de suas explicações e principalmente com os desenhos.
Drawing The Head And Hands (1956): Como o próprio título diz, o livro é focado no estudo de desenho da cabeça e mãos humanas, que são as duas partes mais expressivas do nosso corpo, partes tão complexas que com certeza mereciam um livro para expôr cada detalhe. Com sua didática surpreendente, Loomis se encarrega de apresentar a proporção de cada parte destes membros em diferentes poses e ângulos; um livro muito importante para quem realmente pretende aprimorar sua habilidade de representar no desenho toda a expressividade das mãos e a cabeça.
The Eye Of The Painter (1961): Este é bem interessante a pintores, é focado na composição e em dicas essenciais de pintura, um verdadeiro guia para você aprimorar sua capacidade de observar e criar belas composições. Muitos dos exemplos utilizados são de outros pintores, e esse livro foi até publicado dois anos depois da morte de Loomis.
Os livros de Loomis ficaram muito tempo sem serem republicados; antes, muitos deles só eram encontrados em sebos ou mesmo em PDF na internet. De qualquer modo, atualmente você poderá encontrá-los no site da Amazon, que é uma publicação da Titan Books de 2011; porém, em inglês.
Então é isso, espero que você tenha gostado destas sugestões de livros. Até mais!
7 comentários sobre “A bíblia dos desenhistas – Andrew Loomis”
Tem alguma ordem certa pra ler esses livros ?
Ola Carlos Eduardo. Eu aconselharia seguir a ordem que coloquei no post, começando pelo “Fun With a Pencil”. A sequência das capas na imagem acima, não é uma boa ordem.
Do que adianta? Nos vivemos em um país que mau sabe o português. Uma falta de respeito com a arte; nenhuma editora trazer essas obras em português pra gente.
Jammes, já procurei saber disso. O direito de publicação não é tão barato assim. Tem questões de mercado também que as editoras colocam na balança para saber se vale a pena arriscar.
Amigo me desculpe, mas eu discordo hoje com o avanço da internet é possivel aprender qualquer idioma gratuitamente, oque falta na verdade é a galera se esforçar e correr atrás, que o pais ta uma ***** todo mundo sabe, mas cabe a nós msm mudar o rumo dessa historia.
Fato Gustavo. Mesmo com a facilidade da internet, muitos deixam de correr atrás, deixam de ser protagonistas de suas vidas. Mas está aí.
Andrew Loomis pra mim é simplesmente um gênio, o cara revolucionou a metodologia desenvolvimento de ilustrações com suas técnicas, tanto que muitos por aí, até revistinhas seguem muita coisa que ele desenvolveu. Estou terminando de ler o Figure drawing for all it’s worth, tah sendo um pouco difícil de entender o total por causa do meu inglês bem meia boca, mas o pouco que consegui extrair vem fazendo uma grande diferença no avanço do meu trabalho e da minha maturidade artística. Pretendo ler todos, e assim que terminar, volto pra reler… rs