Chineses criam papel que não molha nem pega fogo

Compartilhe!

Depois de quase 2.000 anos, os mesmos criadores do papel resolveram inovar e revolucionar o que se conhece como resistência do papel. Um texto publicado na revista científica Journal of the American Chemical Society, diz que os pesquisadores do Instituto de Cerâmica de Xangai criaram um papel que não molha nem pega fogo, e que inclusive mantém um texto sem danos, suportando o calor de nada mais que 200°C!

O responsável pelo projeto é Zhu Yingjie. Ele disse inclusive que embora já existam papéis que resistam a esses dois elementos, nenhum possui as duas características juntas em um mesmo material. Segundo os próprios inventores, esse papel é capaz de repelir não só água, mas ainda outros líquidos como café, chá ou suco.

 

Mas qual é o segredo?

Para que ele resista a esse dois elementos, eles adicionaram ao papel a hidroxiapatita (Ca5 (OH) (PO 4) 3), um mineral formado por fosfato de cálcio cristalino, e que pode inclusive ser encontrado tanto no esmalte dos dentes de animais quanto em seus ossos. Assim o papel muda de estrutura com essa substância e repele os tais elementos. Zhu Yingjie ainda disse:

“O papel também será útil para preservar documentos importantes por séculos, porque nós não precisaremos nos preocupar se ele será destruído pelo fogo ou água”, 

“Acreditamos que haverá diversos tipos de usos, desde a sua utilização para a caligrafia até a aplicação em outdoors.”

 

A equipe começou o trabalho em 2008, mas só estará disponível daqui há 3 anos, e por enquanto estão registrando a patente dessa nova invenção. Certamente esses papeis irão ajudar a preservar documentos importantes durante tragédias naturais, mas para nós os desenhistas com certeza vai nos poupar de um grande problema, perder um desenho quando por nosso vacilo, derrubamos líquidos sobre o mesmo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *