Você sabia que determinadas áreas de um desenho podem aparentar ter uma única cor, enquanto na verdade há duas ou mais cores compondo-as?
Aproveitei que estava realizando esta ilustração para apresentar uma pegadinha do desenho que muita gente cai, seja ilustrando ou realizando desenhos de observação.
Certas texturas e cores de objetos, muita das vezes podem dar a impressão de uma única cor. Essa pequena armadilha do desenho, quando engana o observador é aceitável; mas quando ela pega o desenhista, chega a ser frustante encarar o resultado. Isso pode acontecer tanto para quem realiza desenhos de observação ou ilustrações coloridas.
Veja nesta ampliação da imagem abaixo; vamos considerar apenas a pele da mulata como exemplo. Até aqui só foi realizado uma etapa no colorido, falta escurecer ainda mais os tons marrons.
Olhando rapidamente a pele desta mulata, podemos ver aparentemente a cor marrom e diversas variações de intensidade deste tom. Se você observar melhor a composição das cores que a compõe a pele mulata, verá que não há só variações de um único marrom, há uma mistura de mais um lápis marrom. Isso acontece porque as cores e tonalidades da pele desta mulata exploram mais variações de cor que apenas um lápis marrom não consegue abarcar; sem contar que mais um tom adjacente ao marrom também está presente, a cor areia; responsável pela tonalidade do reflexo de luz na pele.
Como referência temos as cores: marrom, canela e areia. O marrom explora os tons mais escuros, a cor canela os tons mais claros. A cor areia serve para preencher as áreas mais claras (os pontos claros entre as cores que representam o reflexo mais claro da pele).
Por isso, todo objeto realista que você for desenhar, necessita previamente de uma observação mais apurada; assim você poderá reproduzir suas figuras com a combinação de cores certas para dar a impressão da tonalidade correta.