Hoje em dia existem vários tipos de lápis no mercado, sejam os mais caros ou mesmo os mais baratos. Geralmente os mais caros são os melhores, e que no final das contas demandam até mais cuidados no seu uso, como é o caso de alguns estojos com 120 cores, que chegam a custar mais de dois salários mínimos; ou seja, se perder um lápis, é como perder mais de treze reais!
Foi pensando em aumentar a durabilidade dos seus lápis que resolvi escrever este post de hoje e assim compartilhar algumas dicas. No final você vai perceber que dá para se fazer uma boa economia, confira!
1 – Assim que o apontador perder o fio de corte, troque-o!
Pode parecer exagero, mas em apenas alguns minutos tentando fazer uma ponta com um apontador que perdeu o fio de corte, você pode perder a metade de um lápis; afinal, a ponta nunca sai. É um vacilo fácil de acontecer; pois, há casos em que estamos com alguma encomenda atrasada ou mesmo ansiosos pelo fim do desenho, o que nos faz rapidamente passar por cima de cuidados como esse que mencionei. Se você gosta mesmo de usar apontador, deixe um na reserva para substituir aquele seu apontador que perdeu o fio de corte.
2 – Evite deixar os lápis caírem
Quando o lápis cai no chão, mesmo que aparentemente ele não tenha nenhum sinal externo, não significa que ele saiu ileso da queda. Há casos em que a mina interna se rompe; mas, só estará visível quando for apontá-lo. Isso vai lhe custar uma apontada, pode ter certeza.
3 – Não aponte sempre que a ponta estiver suja
Ponta suja é um problema que geralmente acontece quando colorimos uma área próxima de outra cor, deixando assim a ponta do lápis com restos de outra cor, de modo que inviabiliza o matiz e tom do lápis ao preenchermos outra área; mas pode até surgir quando a ponta do lápis fica em contato com o estojo sujo ou caixa de lápis. Para limpar o lápis, muitos tentam aponta-lo novamente, mesmo quando a ponta ainda está boa. Nesse caso eu sugiro que degaste a parte contaminada em um papel a parte, ao invés de apontar o lápis. É um procedimento simples que com certeza vai aumentar a vida útil do seu lápis.
4 – Use estilete ou apontador de mesa
Mesmo que o apontador ainda não tenha perdido o fio de corte, ele pode desperdiçar lápis, já que qualquer irregularidade na ponta irá travar o lápis no apontador e consequentemente quebrá-lo após fazer certa força; por isso, sugiro que sempre use estilete ou mesmo um apontador de mesa, pode ter certeza que dessa forma os seus lápis irão durar bem mais. No caso do estilete, você ainda poderá fazer a ponta da forma que quiser.
5 – Uma caixa com 12 cores pode lhe ajudar a repor uma maior
Existem algumas cores que geralmente acabam primeiro, como é o caso do preto, vermelho, azul, amarelo, verde claro, marrom, entre outros; cores que inclusive você pode encontrar na caixa de 12 cores. Se algumas dessas cores estiverem acabando e as demais não, no caso de uma caixa de 48 cores, talvez seja mais vantajoso comprar uma caixa de 12.
6 – Peça um lápis branco que será descartado
Enquanto uns usam o lápis branco constantemente, outros jogam fora. Se você é daqueles que usa bastante o lápis branco, uma boa opção é pedir um para aquele seu colega que irá descartá-lo. O lápis branco é o único de uma caixa, mas acaba sendo pouco quando o desenhista tem o costume de utilizá-lo.
4 comentários sobre “Como aumentar a durabilidade dos seus lápis e economizar uma boa grana”
Obrigada pelas dicas. E qual é a melhor forma de guardar os lápis de cor para conservar mais, sem deixar a carga dele enfraquecer, evitar mofo, etc?
Olá Simone! Manter em local ventilado e seco, já ajuda bem. É bom evitar que os lápis tenham contato constante com o sol.
Olá, faz um tempo que apareci aqui. Como não tenho condições de comprar uma mesa digital ou rodar o Photoshop no meu computador, gostaria de saber em que sites posso adquirir retículas.
Dá uma visitada no site da Mangamono Isaque, eles tem retículas.