Quero começar dizendo que não pretendo aqui, ensinar ninguém a desenhar, aliás, acho que tal missão seria impossível com algumas poucas palavras, e aqui mesmo no blog temos um curso com maior riqueza de detalhes.
Gostaria apenas de repassar a você, algumas técnicas que desenvolvi no decorrer dos anos, na criação de personagens para campanhas publicitárias e para meus próprios projetos. Mas se você estiver apenas começando, sugiro que utilize algumas destas técnicas na busca de seus personagens.
Eu realmente penso que o aprendizado de um desenhista, é interminável, uma vez que você vai aprimorando as suas técnicas e evoluindo à medida que pratica, eu mesmo nunca parei de aprender e acredito ter muito que aprender ainda.
Bem eu gostaria de antemão salientar a importância de materiais de referência, é muito importante você definir um estilo, seja baseado em personagens de outros autores que você admira ou tenha afinidade, seja em seus próprios desenhos, caso já tenha seu estilo e queria mantê-lo. Coloque na parede faça murais, de modo que os tenha sempre a vista, isso reforça a imagem do estilo escolhido e não facilita muito para o reforçar o padrão desejado.
Defina também uma personalidade para seu personagem, baseado em pessoas reais (no caso do seu personagem ter características humanas) é claro, como falar, pensar. O conhecimento da personalidade fortalece o desenho, tomando muitos caminhos inesperados na busca de sua forma, é como se ele sempre existisse e você precisasse apenas lembrar-se dele.
Meu personagem que mais gosto, é baseado em minha filha, uma vez que admirava muito o Maurício de Souza, e ele também criou seus personagens baseados em suas filhas, Monica e Magali. Mas você pode escolher quem quiser, desde que tenha aquela personalidade desejada para o seu personagem.
É importante também, você gostar do que esta fazendo, pergunte a si mesmo se realmente gostou, do contrário não espere que os outros gostem realmente, é preciso ser divertido e espontâneo, e nunca parecer um trabalho. Use a imaginação e acima de tudo, não se preocupe sobre o quão bom você é. Você vai ficar melhor com o tempo, e o seu personagem também. O importante é a sua essência!
Outra técnica interessante é fazer miniaturas, se você já sabe o que quer fazer, mas ainda não ficou satisfeito, desenhe miniaturas de 2 a 3 cm, isso fará você ter uma visão mais ampla do seu desenho, e fará com que você tenha outras idéias, sobre proporção e contrastes, isso força criatividade, e quanto menos melhor, por o desenho não estará definido no papel, mas ficará mais claro na sua mente. Funciona acredite!
Dedique-se primeiramente a cabeça, parece que depois de definida o corpo acaba vindo automaticamente, é um fato comprovado, você vai precisar encontrar um corpo que combine com a cabeça, não é mesmo?
Veja seu desenho por outros ângulos, inverta ele, você consegue com imagens digitais, mas um espelho também funciona muito bem, e vai encontrar erros que você não percebia, é incrível como os nossos olhos nos enganam às vezes, e só tiver uma mesa de luz, vai ajudar e muito.
No próximo post, falaremos sobre as formas de digitalizar seu personagem e colorir ele, até lá e mãos à obra!
3 comentários sobre “Como criar seu personagem!”
🙂
ola quero inventar um desenho e colocar na tv
Boas dicas, principalmente essa da personalidade. Muitas vezes desenho sem me preocupar com a personalidade do personagem o que acabo o tornando “sem sal”.
Vou me lembrar das dicas.