Aprenda passo a passo a desenhar um cachorro! Indicado para você que precisa ilustrar um cão para um trabalho escolar, compor uma cena, ou ainda para uma ideia nova que pretenda criar.
Para este tutorial recomendamos você usar um lápis comum, nº2 ou HB, desenhando com um traço moderado, pois algumas partes serão apagadas posteriormente. A dica é, sempre compare o desenho que você está (passo) com o anterior, para saber quais são as diferenças.
Tutorial em imagens
- Com o lápis, faça o desenho de um quadrado no centro da região que pretende desenhar, porém com um traço mais fraco; afinal, você terá de apagá-lo depois, haja vista que é apenas uma referência. Divida esse quadrado com uma linha vertical e outra horizontal.
2. Faça 3 curvas conforme o exemplo a seguir, lembrando que cada região do quadrado serve como referência para lhe guiá-lo. Quanto mais preciso nesta observação for, maiores serão as chances de sucesso.
3. Faça o desenho das curvas da outra extremidade, porém não esqueça que o quadrado e seus quadrantes serão excelentes guias de referência, que podem lhe auxiliar a manter as melhores proporções possíveis.
4. Faça as linhas da parte interior das patas, mas considerando com atenção cada nuance que suas curvas possuem. Pense questionamentos, como: qual é a curva do meio, a curva que está a aproximadamente 75% do percurso, etc.
5. Agora você terá de fazer as linhas das extremidades das patas; mas, lembre-se que a mentalidade é assumir a mesma atenção apresentada no passo anterior, pois a precisão das nuances das curvas que conseguir, interferem consideravelmente na qualidade do desenho.
6. Desenhe as linhas das duas patas da outra lateral do cachorro.
7. Desenhe as linhas do interior dos dedos das patas.
8. Para desenhar o rabo, desenhe duas curvas, considerando sempre o tamanho do mesmo em relação ao corpo do cachorro que você já desenhou.
9. Agora apenas desenhe as outras curvas que fecham o contorno do rabo.
10. Para desenhar a orelha, é importante considerar a forma principal que ela se parece, juntamente com a sua posição dentro do corpo do cachorro; sendo assim, podemos considerar uma forma triangular entre os cantos da orelha, porém, ao invés de linhas retas, temos uma série de curvas que interligam estes cantos.
11. Para desenhar os olhos, veja que ele possui uma forma triangular, porém só uma de suas linhas é curva. A boca possui apenas duas curvas, e um canto reto. O focinho é formado apenas por um fechamento de curvas e uma falha na lateral.
12. Note que uma nova curva aparece abaixo da boca, como se fosse uma cópia da mesma linha feita anteriormente, ou seja, duplicada. Pronto, agora você pode apagar o quadrado e fazer um traço com marcador por cima dos traços que fez à lápis, se quiser.