Como ganhar dinheiro com desenho mesmo desenhando pouco

Compartilhe!

Ganhar dinheiro com desenho, mesmo desenhando pouco, requer criatividade e estratégia. Embora seja possível, é importante lembrar que ganhar dinheiro com arte muitas vezes requer dedicação e aprimoramento constante de determinadas habilidades. E aqui estão algumas maneiras de fazer isso!

Sabemos que muitos sonham com isso, mas o que se sabe é que dependendo do desenhista, pode ser uma tarefa difícil ou muito fácil. Portanto, o primeiro passo é respirar fundo, pois será preciso tomar cuidado com a ansiedade em querer resolver rápido a sua situação de trabalhar com desenho; haja vista que existem tantas possibilidades, que o desenhista pode se perder ao pular passos importantes não relacionados diretamente a desenho. E é por isso que muitos desenhistas talentosos não saem do lugar, ou não conseguem um resultado satisfatório. Foi até por esses motivos que resolvi escrever o livro “Desenhista Como Ganhar Dinheiro Com Seu Talento“, para justamente dar uma luz para desenhistas que passam por grandes dificuldades. Mas, fique tranquilo que a seguir também irei lhe apresentar algumas dicas de como poderá fazer isso.

O segundo passo, é saber que é preciso entender o contexto em que vive. No Brasil trabalhar com desenho é complicado por diferentes motivos. No geral existe uma desvalorização com o ofício e a arte, fatos que irão ser uma variável na vida vida de quem trabalha para o pessoal daqui e que precisará saber como lidar. Saiba que oferecer seus serviços e produtos, poderão nem sempre ser valorizados, ainda que sejam bem vistos por serem bons. E oferecer um produto ou serviço no lugar errado, é praticamente dar tiro no escuro; você vai mais errar do que acertar. Mas acalme-se, existe uma luz no fim do túnel, você precisa apresentar seu trabalho onde ele será valorizado, e isso envolve conhecer onde seu trabalho terá valor, e se ele está realmente adequado.

O terceiro passo é saber quais são os seus pontos fortes e fracos relacionados a desenho e até mesmo algo relacionado a esta habilidade. Você pode até não ser um bom desenhista, mas se tiver competências que lhe favorecem com o básico que sabe de desenho e começar já a usá-las, poderá ir muito além de um expert no desenho. Alguns desenhistas tem uma noção empreendedora tão forte que suas simples habilidades com softwares gráficos e gráfica que desenvolveu no último trabalho, combinados com desenho, dão origem a itens cobiçados na visão de sua audiência. Inclusive porque, neste exemplo, tais desenhistas sabem vender o seu peixe; afinal, suas habilidades de vender, inata ou não, lhes colocam em destaque.

Claro que existem habilidades e competências próprias, inatas, mas é preciso ver o que lhe falta para qualificar os principais pontos relacionados a sua capacidade de trabalhar com desenho. E trabalhando estes pontos mas principalmente concentrando primeiro nas que é mais apto, nas suas reais e melhores habilidades que sugiro a seguir algumas das seguintes possibilidades.

Venda de prints e produtos com suas artes: Se você criar algumas peças de arte que se destacam, você pode vendê-las como impressões, cartões, adesivos, camisetas, canecas, entre outros produtos. Plataformas online como o Etsy, Zazzle, Redbubble e Society6 permitem que você venda suas criações e ganhe a sua comissão.

Comissions: Ofereça seus serviços de desenho para criar arte personalizada para outras pessoas. Isso pode incluir retratos, ilustrações de personagens, logotipos, designs de tatuagem e muito mais. Divulgue seus serviços em redes sociais, fóruns e sites especializados em freelancers, como o Upwork e o Fiverr.

Monetize seu trabalho: Crie um site ou blog com seu trabalho e monetize com banners de anúncios ou artigos pagos. Em formato de quadrinhos você terá uma audiência, que caso ultrapasse 1.000 visitas diárias, poderá ser uma boa alternativa para configurar o Google Adsense. Caso tenha algum conteúdo relacionado a desenho, seja para entreter, informar ou capacitar pessoas, através de site ou blog, poderá vender espaços publicitários para empresas anunciarem. Isso porque cliques em banners que direcionam visitantes a vendas em outros sites, ou visualizações, geram grana.

Crie conteúdo em redes sociais: Poste regularmente suas artes no Instagram, Facebook, Twitter ou TikTok. Use hashtags relevantes e interaja com sua comunidade. À medida que sua base de seguidores crescer, você poderá ganhar dinheiro com parcerias, vendendo prints e oferecendo comissões.

Ensine arte: Se você tem conhecimento em desenho, considere oferecer aulas particulares ou criar tutoriais em vídeo. Plataformas como o YouTube ou Udemy permitem que você monetize seu conhecimento. Outras opções para oferecer cursos, são as plataformas de info produtos, tal como Hotmart, Eduzz, Monetizze, Braip, etc.

Participe de eventos de arte e exposições: Inscreva-se em feiras de arte locais ou exposições para mostrar e vender suas obras. Isso pode ser uma ótima maneira de obter reconhecimento e encontrar potenciais compradores.

Colabore com outros artistas: Trabalhe em colaborações com outros artistas, especialmente aqueles que têm um público maior. Isso pode ajudar a aumentar sua visibilidade e potencial de ganhos.

Use crowdfunding: Plataformas de crowdfunding como o Patreon, Catarse, Vakinha, Apoia-se, etc; podem ser uma maneira consistente de ganhar dinheiro com desenho, mesmo que você produza pouco. Ofereça conteúdo exclusivo para seus apoiadores, como tutoriais, desenhos exclusivos e acesso antecipado às suas criações.

Aprenda a comercializar suas obras: Conhecer técnicas de marketing, branding pessoal e estratégias de SEO pode ser fundamental para atrair uma audiência maior e aumentar suas vendas. Há vários cursos nesse sentido, inclusive gratuitos do Sebrae.

Para encontrar melhor as plataformas freelancer, como as acima e outras oportunidades, também coloquei aqui no blog uma página de vagas para desenhistas, contendo oportunidades diversas. Mas lembre-se de que o sucesso como artista geralmente requer paciência e persistência, principalmente usando aquilo que faz de melhor com aquilo que as pessoas realmente querem, pois precisa ter um mercado e você aproveitar essa oportunidade. Mesmo se você desenhar pouco no início, continue praticando e aprimorando suas habilidades ao longo do tempo. Quanto mais você se dedicar e desenvolver seu estilo, maior será a probabilidade de ganhar dinheiro com suas criações artísticas.

Fonte da imagem: Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *