Como ganhar dinheiro com desenho sem investimento

Compartilhe!

Ganhar dinheiro com desenho tem sido tipicamente um sonho engavetado para desenhistas, mas com a pandemia os tempos são outros, pois forçou as pessoas a reavaliarem possibilidades de usar suas respectivas habilidades, dentre elas, desenhar.

Há bastante tempo novas oportunidades para ganhar dinheiro com desenho vem surgindo e acompanhando o crescimento da internet; algumas mais eficientes, outras nem tanto, e até algumas que dependem consideravelmente de uma ponderação do perfil de cada um. Mas como nem toda pessoa que tem o perfil de artista, tem coragem de construir uma carreira com desenho, pelo fato do Brasil tradicionalmente não possuir um grande mercado de criatividade, ainda que o ajude a crescer bastante; outros países que possuem uma grande demanda, acabaram importando mão de obra daqui, concomitante ao o surgimento da pandemia, onde esta realidade vem paulatinamente mudando, pois as pessoas que foram demitidas, após uma série de problemas econômicos e de saúde, afetados pelo vírus, precisaram se reinventar, e utilizar recursos multimídia para veicular seus próprios projetos profissionais que foram restritos a um ambiente de confinamento, que só era possível veicular através da internet. Assim a demanda por trabalhos freelancer, e até mesmo a contratação de profissionais do design e ilustração, teve um aumento significativo; fazendo com que potenciais desenhistas resolvessem utilizar suas respectivas habilidades para fazer renda. Por exemplo, para cargos de ilustração, aonde houve um aumento de 67%, entre 2019 e 2020, segundo um estudo do Linkedin.

É para quem está com o bolso apertado, aproveito este post para lhe apresentar algumas opções para lhe ajudar a iniciar nesta empreitada de fazer dinheiro, onde poderá usar sua criatividade e principalmente know-how, ao oferecer serviços e produtos específicos, que se adequam a cada plataforma, como: ilustrações, caricaturas, desenhos em 3D, animações, cursos de desenho, retratos, tratamento de imagens, montagem de imagens, design de personagens, cenários, storyboard, quadrinhos, logos, artes gráficas diversas, e qualquer outra ideia que sua criatividade ouse dar vida. Então, confira a seguir, e clique no nome dos sites para acessar os respectivos conteúdos.

Upwork

Upwork é uma empresa americana que conecta clientes, autônomos e empresas, através de sua plataforma, dedicada a apresentar um ambiente otimizado para este fim, atendendo desde o cadastro até a forma de pagamento e recebimento dos serviços para os usuários envolvidos.

É possível encontrar uma série de oportunidades que são divulgadas a cada minuto, para as mais diversas áreas de trabalho que atende de forma remota, como:

  • Desenvolvimento e TI
  • Design e criação
  • Contabilidade e Finanças
  • Admin e Suporte ao Cliente
  • Engenharia e Arquitetura
  • Jurídico
  • Vendas e Marketing
  • Redação e tradução

O ilustrador ou designer que cadastrar, deverá preencher suas informações, e terá duas opções para obter novos jobs: oferecer propostas para clientes que divulgam seus projetos, com pagamento por job ou por hora, ou cadastrar seus serviços para que os clientes solicitem seu trabalho. Vale destacar que a plataforma poderá solicitar uma vídeo chamada para lhe fazer perguntas básicas em inglês; com o objetivo de colocar um selo no seu perfil e garantir a qualidade e transparência das pessoas que a utilizam. Mesmo que não fale fluentemente inglês, escrever já lhe ajuda a obter bons contatos, dado que nem todos clientes exigem uma conversação.

A plataforma cobra uma taxa em dois casos: para adquirir mais “connects”, uma espécie de moeda que representa um saldo de chances que você tem para se candidatar as vagas, e que você recebe no ato do cadastro; e ainda uma taxa quando o cliente realiza o pagamento. Como você será pago em dólar, através do Paypal, será importante cadastrar previamente neste sistema de pagamento e cadastrar uma conta bancária. Existem ainda diferentes planos, além das restrições do modo gratuito, com mais possibilidades.

Fiverr

Esta plataforma é semelhante a anterior, conectando clientes, autônomos e empresas, mas diferente em um aspecto: sua maior parte de opções são criadas para que o freelancer cadastre previamente seus diferentes serviços, e assim o cliente possa buscar a opção que melhor lhe atende.

Você encontrará os mais diversos tipos de serviços, como:

  • Gráficos e Design
  • Marketing digital
  • Redação e tradução
  • Vídeo e Animação
  • Música e Áudio
  • Programação e Tecnologia
  • Dados
  • Negócios
  • Estilo de vida

No Fiverr você poderá cadastrar seus serviços personalizando previamente tarefas adicionais ou mais robustas, que o cliente poderá solicitar.

Workana

Esta é uma plataforma para freelancers, semelhante as anteriormente citadas acima. Conectando clientes e freelancers, a plataforma fornece uma intermediação focada no mercado latino-americano, dotada de uma reputação de profissionais para propiciar negócios cada vez mais seguros, confiáveis e transparentes.

A Workana não cobra por número de intermediações; entretanto tem uma taxa sobre os pagamentos realizados por clientes aos freelancers, ou até uma taxa inicial, se quiser acelerar o seu tempo de aprovação na plataforma, que em geral gira em torno de 15 dias.

Hotmart

Esta é uma uma plataforma de infoprodutos onde você e as demais pessoas podem aprender ou ensinar algo; seja através de e-books, cursos online, vídeos, e até mesmo comercializar ingressos para eventos. O mais bacana é que você poderá personalizar e disponibilizar a venda para afiliados, que irão usar sua expertise para ajudar a vender ainda mais o seu produto, em troca de uma comissão nas vendas, previamente definida por você. Sua aprovação dependerá do envio da foto de alguns documentos seus e validação de dados.

Se você pensa em ensinar algo, seja com e-books ou videoaulas, usando suas habilidades de design e ilustração, tudo o que você precisará é cadastrar seu produto e publicá-lo, mas é aconselhável que você possa ao menos utilizar as diretrizes e conselhos fornecidos através das videoaulas gratuitas, postagens da plataforma ou de outros gurus, se quiser ter melhores resultados.

Eduzz

Semelhante a anterior, a Eduzz também trabalha conectando produtores, afiliados e compradores através da internet, para comercializar infoprodutos, com conteúdos de texto, audio ou vídeo. Seu diferencial é a possibilidade de vender produtos físicos.

Estas são boas opções, mas com certeza o indicado é você procurar mais informações pertinentes a cada plataforma, dado que as possibilidades para levantar um bom rendimento, dependerá consideravelmente do seu desempenho e preparação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *