Como reconhecer um lápis de qualidade?

Compartilhe!

Você sabe reconhecer um lápis de qualidade? Não? Então se liga neste post, pois hoje eu venho lhe apresentar alguns critérios básicos, para que você possa avaliar a qualidade de um lápis.

Vamos primeiramente falar sobre o grafite e depois da madeira do lápis. Confira!

 

Grafite

 

O traço que produz precisa ser contínuo

É necessário continuidade para obtermos um traço regular e contínuo. Se houver falha na escrita, pode ser sinal de que há alguma impureza na massa de grafite, ou mesmo apresentar partes muito duras que atrapalham a aderência do grafite ao papel.

 

O tom precisa ser constante

O grafite precisa apresentar um tom uniforme e constante quando preenchemos com uma mesma pressão no lápis, do contrário você terá dificuldades para criar preenchimentos regulares, devido as variações do grafite.

 

Precisa ser resistente

Um grafite resistente é fundamental! Se o grafite quebra com facilidade, seja traçando ou mesmo apontando, é sinal de que a liga da massa de grafite está comprometendo a qualidade do lápis, deixando-o quebradiço. Dependo do transporte ou acondicionamento, sua resistência também pode ser comprometida.

 

Deve deslizar com facilidade

Quando traçamos ou mesmo preenchemos uma área, o grafite precisa deslizar com facilidade. Se houver resistência o grafite irá criar sulcos no papel e impedir que você realize sombreamentos uniformes na área riscada. Essa resistência também pode cansar o desenhista se o uso for por tempo prolongado.

 

 

Madeira

 

Deve ser fácil de  apontar

Se não for fácil de apontar, você terá mais dificuldades em conseguir uma ponta uniforme, desperdiçará mais lápis e consequentemente comprometerá o fio de corte de seu apontador.

 

Não pode deformar

Se a madeira deforma ou mesmo empena, a chance do grafite interno se partir é grande. Você só vai perceber quando for apontá-lo, devido as sucessivas tentativas.

 

A superfície deve estar uniformemente polida

Um lápis bem polido é mais confortável de utilizar, do contrário, a sua rugosidade poderá provocar dores nos dedos depois de utilizá-lo por algumas horas.

 

3 comentários sobre “Como reconhecer um lápis de qualidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *