Realmente é um tema de muita repercussão, se formos pesquisar pelo seu significado em termos científicos teremos múltiplas definições entre os cientistas que acreditam terem muito a ver com o artista e o poeta. Vejam o que encontrei na Wikipédia:
“O pensamento lógico e a capacidade analítica são atributos necessários a um cientista, mas estão longe de ser suficientes para o trabalho criativo, a Criatividade é a capacidade humana de escolher algumas dentre as várias possibilidades preexistentes e mesclá-las, criando algo inusitado.”
Bem dito isto entende-se que, aquele velho ditado que diz: “Nada se cria, tudo se copia”, não está tão fora assim.
Mas e nós, que nos julgamos criativos o que achamos? Eu na minha humilde opinião penso que Criatividade é uma virtude inerente a todo ser humano, mas que por gosto ou necessidade acaba por se aprimorar em alguns indivíduos, quando dizem que se trata de pegar idéias já existentes e transforma-las, acho isso desnecessário de afirmar por que, se até a roda, que foi a maior invenção do homem, provavelmente tenho sido inspirada no sol ou na lua, então como criar algo totalmente inédito nos dias de hoje? é obvio que que usaremos as informações que temos na nossa mente para para ser criativo. Então existe uma confusão na definições de criatividade que se encontra por ai, não se trata de como funciona a criatividade e sim, “o que ela representa”, como já ressaltei, é uma virtude, não adquirida mais estimulada.
Uma vez que o “problema” a “questão” ou o “desafio” é imposto a sua mente, pronto foi acionado o sistema criativo, que não vai parar de te atormentar enquanto não for “resolvido”, ou pelo menos “satisfeito” para os casos daqueles na sua maioria da vezes “pouco exigentes”.
Criatividade já nasce com o individuo (ou seja todos) e cabe a ele desenvolver esta capacidade ou não, no caso de “sim” que pode chegar a patamares surpreendentes, que não preciso nem lançar exemplos é só olhar a sua frente, com exceção das coisas proveniente da “natureza” para não entramos em conotações religiosas, todo o resto que está aí, é fruto da criatividade do homem!
Criatividade no desenho
Você já deve ter ouvido o termo “pense fora da caixa”, “saia da caixa”, etc. é
A mente desenhadora, tem suas artimanhas para o processo criativo, você pode fazer inúmeras tentativas e não ficar satisfeito, mas você pode ter a ideia durante o banho num momento que nem estava pensando naquilo, mas o problema estava lá, e sua mente simplesmente achou que aquele deveria ser o momento para “despertar a luz” ou se preferir “acender a chama” tem ainda o “plim”, o “flash”, “click” e não poderia deixar de acrescentar a esta lista o famoso “Eureka do Arquimedes, que significa: encontrei”. Presume-se então que a criatividade pode sim ser acionada, mas não significa que você terá acesso imediato a informação necessária para o seu problema, mas terá que esperar, que a ideia venha naturalmente após o acionamento.
Para ser mais criativo é necessário que se pratique frequentemente, mas não significa que que vai ter idéias melhores, apenas terá mais facilidade em alcançar as idéias.
Você já deve ter ouvido a expressão: “Pensar fora da caixa” é uma recomendação para experimentar coisas novas, pensar diferente da maneira habitual, entretanto há quem diga que as instruções para sair dela, estão do lado de fora. Bom, queira ou não, essa nova colocação da frase, já é um exemplo de criatividade aplicada.
Concluindo: Muitas vezes para sair da caixa, precisamos de ajuda externa, de alguém que está fora dela, é sem dúvida o caminho mais curto, mas se o seu objetivo é reinventar a roda, a escolha é sua…
Um comentário sobre “Como ser criativo”
eu sempre tenho bloqueio criativo , entao eu mantenho uma cardeneta comigo e anoto as ideias que vao aparecendo para usar mais tarde, acho que é mais produtivo assim