A primeira vista, o desenho no estilo cartum pode parecer uma figura fácil de se ilustrar ou desenhar não é mesmo? Aqueles detalhes simples, com poucos traços e ainda com aquela expressão infantil só tende a indicar que tudo isso não exige muitos conhecimentos.
É aí que muita gente se engana; afinal a expressividade e os traços contínuos, característicos deste estilo, são alguns dos grandes ingredientes fundamentais do estilo e que geralmente os desenhistas levam um bom tempo para adquirir. É por isso que hoje, falaremos a respeito da importância de um bom traço para se criar desenhos no estilo cartum.
Note que neste estilo, há sempre linhas muito compridas, bem delineadas, expressivas. Assim lhe digo que para reproduzir este efeito, é necessário ter um traço limpo e preciso. Caso o seu traço ainda não se enquadre nestes padrões e você queira se aventurar com o estilo cartum; sugiro que você desenhe bastante, fazendo até formas geométricas simples, procurando não rabiscar muito (emendando traços curtos). Pratique e repita isso sempre, com a mentalidade de que deverá sempre caprichar mais, e assim aumentar a qualidade do seu traço. Isso não é uma coisa que se aprende rápido, leva tempo. Eu mesmo levei muito tempo para começar a desenhar com poucos traços; isso acabava que rabiscando muito o desenho e prejudicava a leveza e a expressividade do desenho.
Dizer que mesmo com rabiscos não é possível desenhar no estilo cartum, eu estaria mentindo, até porque é a arte final que será a última a consertar o desenho; mas que aprimorar seu traço para desenhar mais rápido e ainda aumentar bastante a expressividade do desenho, isso com certeza é algo que procede, e com força.
Um comentário sobre “Como um bom traço pode contribuir com a criação de desenhos no estilo cartum”
adorei seus desenhos eu acho que tenho talento cm isso ‘–‘