Concurso de desenho da ONU sobre direitos humanos – Participe!

Compartilhe!

O concurso de desenho internacional da ONU, já está aceitando inscrições! É inclusive fruto da união entre o Serviço de Informação das Nações Unidas (UNIS) em Genebra, na Suíça, e o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), que se uniram ao artista espanhol Cristóbal Gabarrón e à Fundação Gabarrón para lançar um concurso internacional de desenho, com o objetivo de mobilizar crianças e pré-adolescentes a refletirem sobre a importância dos direitos humanos.

A competição internacional “Crianças pelos direitos humanos” convida pessoas de 10 a 14 anos a produzir obras criativas com base em um dos três temas a seguir…

 

Temas

A competição propõe três temas possíveis para inspirar você. Escolha um tema (ou todos eles) e comece a desenhar… Você pode enviar quantos quiser.

Tema 1:

Pinte ou desenhe um quadro sobre um direito humano que você acha que deve ser fortemente defendido.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos contém 30 artigos. Escolha um desses artigos e ilustre-o de maneira criativa.

Tema 2:

Pinte ou desenhe uma foto de alguém que você admira por seus esforços em defender ou promover os direitos humanos.

Muitas pessoas são bem conhecidas por suas ações na defesa de uma causa justa, trazendo mudanças às leis de um país ou melhorando os direitos civis e humanos. Estes incluem Martin Luther King, que lutou pelos direitos civis dos negros americanos, Nelson Mandela, o primeiro presidente negro a liderar a África do Sul após o fim do apartheid; Malala, a jovem do Paquistão que sobreviveu a um assassinato enquanto tentava defender o direito das meninas de irem à escola; Martin Ennals, ex-secretário-geral da Anistia Internacional e defensor dos direitos humanos; ou Shirin Ebadi, uma advogada iraniana que se tornou a primeira juíza do Irã e que ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2003 por seu trabalho defendendo os direitos de mulheres e crianças. E muitos, muitos outros. Diga-nos qual defensor da direita humana você mais admira.

Tema 3:

Pinte ou desenhe uma figura mostrando como você pode defender ou promover os direitos humanos.

Há muitas maneiras e ações simples que uma pessoa pode tomar para defender os direitos humanos: mostrando sua intolerância em relação a ações que tenham impacto na dignidade ou direitos das outras pessoas, mostrando sua discordância com ações que vão contra o respeito aos direitos humanos, participando de uma marcha para defender uma causa ou assinar uma petição, discordando do seu irmão ou irmã quando eles expressam pontos de vista intolerantes ou dizem coisas ruins sobre outras pessoas porque eles são parte de uma minoria ou percebem ter menos direitos do que outros… Todos os dias ainda há muitos momentos em que a fala ou as ações prejudicam outras pessoas por suas crenças ou por causa de quem elas são… Você pode defender os direitos de alguém.

 

Regulamento e mais informações

Para acessar o regulamento completo e oficial do concurso, clique aqui. Para mais informações e dúvidas, visite o site brasileiro da ONU clicando aqui.

 

Prêmio

Para cada categoria, o júri designará um vencedor do primeiro, segundo e terceiro prêmio. Prêmios especiais de mérito podem ser concedidos a critério do júri. Todos os desenhos selecionados nas etapas finais da competição farão parte da coleção do Museu de Arte Infantil da Rainha Sofia da Fundação Gabarron, um dos primeiros museus do mundo dedicados à arte produzida por crianças. Localizado em Valladolid, Espanha, com uma filial em Xangai, na China, em 2019. O primeiro desenho vencedor será exibido no museu e em outros locais (a ser decidido).

 

Prazo de inscrição

Prazo final para enviar seu desenho: 31 de outubro de 2018.

 

“As crianças são o futuro das nossas sociedades. Aprendemos muito uns com os outros quando interagimos através de gerações e culturas sobre questões que nos unem, como os direitos humanos”, disse Cristóbal Gabarrón, que, para inspirar os jovens, criou 30 peças originais de arte, descrevendo cada um dos artigos da Declaração. A obra pode ser visualizada no site do concurso (http://kids4humanrights.org/).

De sua parte, Michael Møller, diretor-geral do UNIS, em Genebra, sede do Conselho de Direitos Humanos, afirmou:

“o 70º aniversário da Declaração Universal é uma oportunidade única este ano para nos envolvermos com os jovens em todo o mundo sobre questões de direitos humanos e levá-los a pensar em respeitar os desejos legítimos das pessoas, suas diferenças, suas aspirações”. “Espero sinceramente que muitos participem desta emocionante competição.”

“Eu realmente acredito no poder dos jovens para construir sociedades mais equitativas. Este concurso global permitirá que crianças de todo o mundo liberem sua criatividade e contem sua própria história de direitos humanos”, acrescentou Zeid Ra’ad Al Hussein, alto-comissário das Nações Unidas para os direitos humanos.

As criações vencedoras serão exibidas em vários locais antes de se tornarem parte da coleção de arte de um dos primeiros museus do mundo dedicados à arte infantil, criado pela Fundação Gabarrón. Com sede em Valladolid, na Espanha, o Museu de Arte Infantil da Rainha Sofia abriga uma coleção de cerca de 50 mil obras de arte produzidas por crianças de todo o mundo. Uma filial será aberta em breve em Xangai, na China, em 2019.

O artista Cristóbal Gabarrón é conhecido por seu trabalho com as Nações Unidas. Entre outros projetos, em 2015, sua escultura “Universo Iluminado”, que ele criou para o 70º aniversário das Nações Unidas, foi inaugurada no Central Park de Nova Iorque. Desde então, foi exibida em Genebra e Amsterdã, e em breve estará em Bruxelas (outubro a dezembro de 2018).

 

2 comentários sobre “Concurso de desenho da ONU sobre direitos humanos – Participe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *