Apesar da primeira Copa do Mundo ter sido realizada em 1930, a utilização de mascotes oficiais só começou mesmo a partir de sua oitava edição, em 1966 na Inglaterra; ano em que o país venceu em casa, por 4 a 2 da Alemanha Ocidental. Desde então, cada torneio passou a adotar um mascote diferente, que ajudaram assim na comunicação e divulgação da Copa.
Para relembrar alguns de nossa época, e conferir outros que muitos de nós não conhecemos, eu estou divulgando a seguir todas as mascotes oficiais, que fizeram parte da história das Copas. Confira!
1966 – World Cup Willie (Inglaterra)
Criado pelo artista plástico Reg Hoye, foi a primeira mascote a figurar oficialmente em uma Copa do Mundo, sendo assim um leão. Simbolizava a força do seu povo, mas também a sua nobreza e linhagem. O design e cor de seu figurino é inspirado na bandeira do país.
1970 – Juanito Maravilla (México)
Este foi a primeiro mascote humanoide a figurar em uma copa do mundo. Ele tinha olhos rasgados e um sombrero. Seu nome era o diminutivo de “Juan”, nome muito comum nos países de língua espanhola.
1974 – Tip & Tap (Alemanha Ocidental)
Esses dois vestiam um uniforme da seleção da Alemanha Ocidental, sendo um com as inicias da Copa do Mundo em alemão “WM” de Weltmeisterschaft e outro com o ano da Copa de 74. Eles representavam a união e a amizade, provavelmente relacionado ao fair play entre as Alemanhas, oriental e ocidental, existentes na época.
1978 – Gauchito Mundialito (Argentina)
Seu nome faz referência a “gaucho”, palavra usada para designar o homem do campo nos países latino-americanos de língua espanhola. Este mascote recebeu críticas, dentre elas a falta de originalidade; pois, alegaram que ele possuía algumas semelhanças com Juanito, do México, inclusive ganhou um apelido pejorativo dos argentinos, de “Playmobil dos Pampas”. Foi desenhado por Néstor Córdoba.
1982 – Naranjito (Espanha)
Naranjito foi o primeiro mascote em forma de fruta. Ele até ganhou uma série em desenho animado na TV espanhola, intitulada “Fútbol en Acción”, que contava com a participação de outros dois personagens.
1986 – Pique (México)
Seu nome é derivado da palavra “picante”, e era uma pimenta de bigode com um sombrero. Suas cores foram baseadas na bandeira mexicana.
1990 – Ciao (Itália)
Este com certeza deu uma quebrada nos tradicionais mascotes da copa, pois, representava uma composição recheada de formas cúbicas coloridas, e uma bola de futebol, fazendo assim, referência a um jogador. Suas cores eram as mesmas da bandeira da Itália.
1994: Striker (Estados Unidos)
Foi desenhado pelos estúdios da Warner Bros para a Copa do Mundo nos Estados Unidos de 1994. Por ser um cão simpático, não deu chances para críticas, mas, infelizmente caiu no esquecimento da garotada, deixando assim, milhares de souvenirs da copa encalhados nas prateleiras.
1998 – Footix (França)
Sua cor azul remete a cor do uniforme francês. A forma de Galo se deve pelo mesmo ser um dos símbolos mais marcantes da frança. Seu nome é uma mistura de “football” com “Asterix”, o tão famoso personagem francês. A mascote foi criada por Fabrice Pialot, vencedor de um concurso promovido pela Federação Francesa de Futebol.
2002 – Kaz, Ato e Nik (Coreia do Sul e Japão)
Pela primeira vez foi utilizado um trio como mascotes. Os “Spheriks” são três excêntricas personagens imaginárias, que chegaram de um distante planeta, onde se praticava um esporte semelhante ao futebol. A escolha de seus nomes se deu através da internet.
2006 – Goleo VI (Alemanha)
Assim como os ingleses fizeram (em 1966), os alemães resolveram eleger um leão para representar a nação; porém, num estilo mais realista, em forma de bicho de pelúcia.
2010 – Zakumi (África do Sul)
Desta vez a mascote é baseada em um leopardo, que utiliza as cores da bandeira sul-africana. Foi desenhada pelo artista Andries Odenhaal. Seu nome é formado a partir de “ZA”, sigla oficial para África do Sul, e “KUMI”, palavra que na maioria das línguas locais do país representa o número 10, ano em que o evento foi realizado.
2014 – Fuleco (Brasil)
Foi baseada no tatu-bola, animal brasileiro cuja principal estratégia de defesa é se enrolar como uma bola. É também um animal que corre o risco de extinção. Foi criado pela agência 100% Design. De acordo com a entidade esportiva, seu nome vem da junção das letras “FU” e “L”, de FUteboL”, mais “ECO” de ECOlogia, foi escolhido através de uma enquete feita pela internet. Ser sincero, sou muito mais Tatu-bola que este tal de Fuleco; mas, é só uma opinião.
2018 – Zabivaka (Rússia)
Foi criado pela estudante de Design Ekaterina Bocharova e representa um lobo da sibéria. Seu nome em russo significa “aquele que marca o gol”.
2022 – La’eeb (Catar)
Seu nome em árabe significa “super habilidoso”. Seu desenho representa um fantasma, com um lenço na cabeça, típica dos países do Oriente Médio, região onde fica o Catar.
Espero que você tenha gostado deste post. Até mais! 😀
Um comentário sobre “Conheça todas as mascotes que figuraram na Copa do Mundo!”
EI,que tal vc colocar a hitória do criador da mascote ciao-REG HOYE, preciso disso para um trabalho urgente