Conselhos e pensamentos de grandes mestres que todo desenhista deveria conhecer

Compartilhe!

Para variar um pouco, resolvi separar aqui alguns conselhos e pensamentos de grandes artistas das artes visuais. Alguns muito conhecidos, outros que só alguns conhecem mas que também deixaram a síntese de seus estudos, experiências ou até mesmo o legado de seus mestres anteriores. Valorizo isso porque sei como cada um destes ensinamentos podem surtir efeito não só em nossa técnica como principalmente em nossa formação como artistas. Isso não tem preço!

Bem, vou parar de “blá blá blá” e deixar você com estes belos ensinamentos. Ah! Sugiro que não só leia, mas que também reflita sobre cada um deles, para aplicar sempre que tomar consciência da importância de cada um. Aproveite!

 

Leonardo da Vinci

“Sabemos muito bem que os defeitos são mais facilmente notados nas obras dos outros que nas nossas. Quando você estiver pintando, deve pegar um espelho plano e olhar o seu trabalho através dele; vai aparecer invertido, dando a impressão de ter saído das mãos de algum outro artista, e com isso você estará mais apto a julgar seus defeitos que se adotasse qualquer outro procedimento.

Não contente com apenas um artifício para avaliar o próprio trabalho de forma objetiva. É recomendável também sair de vez em quando e relaxar um pouco; porque quando você volta ao trabalho sua capacidade de julgar será maior, pois o contato contínuo com o trabalho faz com que você perca a capacidade de julgá-lo.

É recomendável também tomar certa distância do trabalho, porque assim ele parecerá menor, podendo ser abrangido por um olhar, o que permite observar mais prontamente qualquer desarmonia ou desproporção entre suas várias partes e cores.”

“Que o teu trabalho seja perfeito para que, mesmo depois da tua morte, ele permaneça.”

“A experiência nunca falha, apenas as nossas opiniões falham, ao esperar da experiência aquilo que ela não é capaz de oferecer.”

“A lei suprema da arte é a representação do belo.”

 

Michelangelo

“A perfeição é feita de pequenos detalhes, não é apenas um detalhe.”

 

Ingres

“Não há boa pintura sem um bom desenho.”

 

 Cândido Portinari

“O alvo da minha pintura é o sentimento. Para mim, a técnica é meramente um meio. Porém, um meio indispensável.”

 

Salvador Dali

“O palhaço não sou eu, mas sim esta sociedade monstruosamente cínica e tão ingenuamente inconsciente que joga ao jogo da seriedade para melhor esconder a loucura.”

“O termômetro do sucesso é apenas a inveja dos descontentes.”

 

Andrew Loomis

“Não há “dom” ou talento tão grande que dispense a necessidade do conhecimento fundamental, prática muito diligente e esforço árduo.”

 

 

3 comentários sobre “Conselhos e pensamentos de grandes mestres que todo desenhista deveria conhecer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *