Quem é fã de mangás, com certeza já teve a curiosidade de saber um pouco mais dos criadores de suas obras preferidas; ainda mais de desenhistas que se tornaram célebres em virtude de suas obras, e nem tanto por se apresentarem a público, o que é uma característica bastante comum entre os mangakás.
Hoje eu separei aqui algumas curiosidades sobre alguns mangakás bem conhecidos, e espero que você goste. Confira!
Takeshi Obata
- Takeshi Obata também foi o character design do jogo Castlevania Judgment.
- Em uma entrevista que concedeu em 2008, Obata disse que adorava fazer um mangá a meias com Eichiiro Oda, e segundo ele, na redação da Shonen Jump, todos os mangakás tratam Oda por “Chibi Tensai” (pequeno gênio).
- Em 2006, seu carro foi parado pela polícia por dirigir com os faróis desligados durante a madrugada, e, como estava em posse de uma faca militar, com lâmina bem mais longa do que a permitida por lei, que é de 6 cm; ele acabou sendo preso.
Akira Toriyama
- Todos os trabalhos que Akira Toriyama enviou à Shueisha antes de sua estréia, eram paródias de Star Wars.
- Começou trabalhando como designer gráfico, e aos 23 anos entrou para o mangá.
- Gosta tanto da Disneyland, que já foi lá mais de seis vezes.
- Akira detesta frio, e por isso prefere o verão. Se ele pudesse, hibernava durante a estação mais fria do ano.
- O autor já revelou estar cansado da violência contida no mangá e anime Dragon Ball. Ele disse isso durante o evento de lançamento da Saga Majin Boo de Dragon Ball Kai.
Yoshihiro Togashi
- Yoshihiro Togashi é casado desde 1999 com Naoko Takeuchi, a criadora de Sailor Moon. Ele mencionou seu casamento no quinto volume de Hunter × Hunter.
- Participou da produção de artbooks e guidebooks, dentre eles o de Resident Evil 3 Guide Book, Naruto Hiden – Mina no Shi – Official Premium Fan Book e Mori no Yousei no Hanashi; além é claro dos referentes a suas próprias séries YuYu Hakusho Illustrations e Official Hunter × Hunter Guide.
- Ele gosta de boliche.
- Quando Yoshihiro decidiu dar por terminado o mangá Yu Yu Hakusho em 1994, um grupo de fãs juntou-se para atirar pedras na janela de sua casa, algumas pedras tinha o kanji “morte” inscrito.
Osamu Tezuka
- Foi amigo próximo do artista brasileiro Maurício de Souza.
- Era formado em medicina.
- Tezuka recebeu uma homenagem de Maurício de Souza, na edição 43 e 44 da turma da Mônica Jovem. A edição celebra a parceria que ambos haviam feito anteriormente, só não foi feita antes porque Tezuka havia falecido em 1989. Os personagens principais de Turma da Mônica se encontram com os personagens mais famosos de Osamu Tezuka.
- Tezuka foi muito influenciado por Max Fleischer e Walt Disney, dois grandes nomes da animação. Mais tarde confessou ter assistido a Bambi mas de 80 vezes.
Nobuhiro Watsuki
- Entre os assistentes que trabalharam com Watsuki em Samurai X, estão Eichiro Oda; Hiroyuki Takei; Gin Shiunga; Mikio Itou e Shinya Suzuki.
- Apesar de de Nobuhiro ter inventado uma espada de lâmina invertida (sakabatou) para o protagonista de seu mangá, Rurouni kenshin, uma espada muita parecida foi realmente descoberta recentemente. Ela está sendo chamada de “kogatana” (小刀), ou apenas “espada curta”, e estava completamente enferrujada, medindo cerca de uns 30 cm, sendo 21 cm só de lâmina.
- Nobuhiro Watsuki participou da produção do Samurai Shodown 5 (Samurai Spirits Zero) como Character Designer.
- Em Rurouni Kenshin, capítulo 161, Watsuki homenageia seu ex-assistente Eiichiro Oda com o simbolo dos “Straw Hat Pirates” desenhado numa bomba.
- Seu apelido é “Wacky” (excêntrico); pois, ele é uma negação jogando Beisebol e praticando Kenjutsu.
- Watsuki fez uma série de homenagens a Takeshi Obata, dentre elas, uma homenagem no primeiro volume de Rurouni Kenshin, na página 54. Veja que na placa atrás de Kaoru, tem alguns ideogramas. Nela está escrito “Takeshi Obata” (小畑 健).
- Watsuki foi assistente de Obata durante a produção de Arabian Lamp Lamp. Em entrevista ao Kenshin Kaden, Obata nega veementemente ser “o mestre” de Watsuki.
Eichiro Oda
- Eiichiro Oda chegou a afirmar que a série Vicky The Vicking exerceu grande influência em seu trabalho.
- Oda dorme poucas horas (o que para um mangaká é até comum); mas ele revelou isso na segunda edição de One Piece Shimbun, dizendo que costuma ter horários bem malucos e que dorme pouco. Disse que acorda às 5h e fica em atividade até às 2hs da madrugada, ou até mais tarde. Este ritual já se tornou um costume na vida do autor.
- Sua maior influência é Akira Toriyama.
- Já foi assistente de Nobuhiro Watsuki em Rurouni Kenshi, junto com Hiroyuki Takei.
- Oda já prestou homenagens a diversos artistas, inclusive a Watsuki, recriando Kenshin Himura a seu estilo.
Então é isso, acho que em breve estarei postando outras curiosidades sobre outros mangakás. Até mais!