Sim, estou desenhando Seiya de Pégaso! Mas também anunciando a volta dos desenhos comentados!
Para quem não sabe, há alguns anos atrás eu eventualmente inseria alguns desenhos em alguns posts e comentava cada um deles, visando compartilhar um pouco do processo com a turma iniciante que não só tem curiosidade de saber do processo, mas também em querer aprender um pouco mais. Isso é fundamental para quem quer aprender a desenhar, principalmente porque este é um momento interessante para revelar partes que ficam nas entrelinhas.
Nesta nova empreitada trago a vocês uma fanart que estou desenhando, de Seiya de Pégaso, um ícone dos animes e mangás. Apesar de não ter sido um fã da franquia, confesso que sempre admirei o belo traço do anime, que mais tarde fui entender que era do salvador da pátria Shingo Araki. Como conheci o mangá depois do anime, e vi que destoava bem o traço entre ambos, fui mesmo valorizar Kurumada mais pela engenhosidade em criar armaduras, e por realizar uma trama de estrondoso sucesso, afinal, o desenho do mangá não me era tão atrativo. Mas vamos ao que interessa, falar do desenho.
Neste desenho realista, que na verdade não está pronto, procurei trazer um visual expressivo, realista, mas sem fugir muito essência do personagem, pois, sinceramente, destoar da essência me incomoda muito, ainda que eu não tenha dificuldade em fazer isso. Parece que meu gosto particular se sente melhor variando apenas o estilo, e não tanto as proporções e as características.
O software utilizado é o grande Photoshop, uma programa ideal para esse tipo de trabalho. Eu iniciei o traço mais para demarcar as regiões do desenho e inserir as cores chapadas individualmente, e depois renomear cada camada de cor e sombrear cada uma. Nas cores da pele morena, usei uma cor salmão, e nas suas sombras, algo em torno de um marrom café mais opaco. No cabelo usei uma cor marrom café como base principal de cor, e em sua sombra um marrom mais escuro, traçado com um “brush” que emula um pincel leque de cerdas duras, por isso o efeito de fios se torna mais fácil.
A ideia não é ficar com o rosto dessa forma; pois, quem trabalha com Photoshop e desenho, sabe que muitos efeitos dependem de mesclar cores, efeitos; considerar iluminação, entre muitos outros processos e ajustes que fazem parte de possíveis reavaliações. Sim, cada desenhista trabalha de uma forma. Enquanto uns já fazem algo definitivo, outros vão ajustando elementos da composição à medida que vão desenhando e analisando tudo em conjunto. Se você acompanhar a próxima postagem sobre este desenho, verá que estes dentes irão ganhar alguns tons mais claros, o cabelo terá mais tons diferentes; a pele terá mais detalhes, enfim, muitas alterações vão rolar.
Mas não é só isso, este é um detalhe do desenho. O desenho completo possuirá uma boa parte do corpo, tal como as partes das pernas, braços, mãos, e provavelmente um fundo que ainda estou pensando, quer dizer, ainda estou sem ideia.
Quem acompanha o nosso curso de desenho e o meu trabalho, deve estar achando diferente esse traço, afinal, minha arte ultimamente anda sendo mais puxada para o mangá tradicional. Mas, saiba que durante muitos anos meus desenhos eram mais voltados para o realista, desenhar assim para mim é sempre um “déjà vu”. Enfim, aguarde que semana que vem trago um novo post sobre esse desenho. Ah! Aproveite e também me siga nas redes sociais, pelo links das redes no cabeçalho do site, tem sempre uma coisinha nova em cada uma delas.