Desenhista, já pensou nos seus planos e planejamentos para 2014?

Compartilhe!

“Planos? Planejamentos? Para quê? Não sei se vou estar vivo até lá! Quero viver o presente sem ficar me preocupando com o futuro!”

É certo de que não receber uma educação que lhe ensine a se atentar a planos e planejamentos aumentará as chances de você pagar um alto preço de uma vida sem sentido; ainda mais se você negar até a morte a importância do planejamento.

Daí alguns poderiam dizer:

“De qualquer jeito a vida de desenhista não tem futuro!”

Nesse caso eu diria que pessoas despreparadas não tem um bom futuro, mas preferia não rotular o ofício. O planejamento é uma forma de avaliamos e aproximarmos dos caminhos mais inteligentes para executar nossos planos e alcançar nossos objetivos, e o mais interessante é que ele existe independente da nossa vontade. Se quisermos realmente colher os seus benefícios, precisamos conectarmos a ele, o que com certeza nos fará poupar tempo, energia, preocupações, falhas e principalmente ter um rumo na vida.

Até no desenho somos obrigados a nos alinhar ao planejamento, se é que queremos fazer um bom trabalho. Vamos então fazer uma analogia com algo mais simples, antes de seguirmos com o meu pensamento…

Você recebe uma encomenda de um cliente, logo você precisará consultar sua agenda e avaliar quanto tempo gastará, para só assim informar o prazo de entrega. Na hora de executar nem sempre o desenho sai no prazo que estimamos, pois, muita coisa pode interferir neste tempo; causas das quais não foram consideradas ou assimiladas quando estimamos ou mesmo mal calculadas por falta de atenção e precisão nossa. Tente agora imaginar se não houvesse planejamento, nosso desempenho seria pior não é mesmo? Seu cliente não saberia quanto tempo gastaria, muito menos você. Para apenas uma encomenda isso já geraria transtorno, mas imagina para várias?

Quando falo dos planos e planejamentos para 2014, falo idealizar e por em prática uma estratégia, que tem como objetivo vencer ou reduzir seus maiores inimigos: a repetição de erros, os atrasos, o despreparo, a preguiça, a dispersão, etc. Todos nós temos objetivos, e compromisso de aproveitar bem a vida, mas muitas das vezes não alcançamos nossos objetivos porque não temos planos, planejamentos, metas.

Confesso que comecei a fazer meus planos e planejamentos anuais de alguns anos para cá; mas foi mais por influência da filosofia, onde aprendi a gastar melhor o meu tempo.  Isso é bom porque evita que você fique com aquela sensação de que o tempo passou e você não fez nada, assemelhando-se a uma barata tonta que mais se dispersa do que realmente encontra um rumo. Empresas grandes traçam planos e planejam até por 20, 30 ou 40 anos, porque sabem da importância que eles tem, pois estrategicamente é o caminho mais inteligente para alcançarem seus objetivos.

 

Mas, como fazer?

Não vou ficar falando de nada complexo, mas, apenas de alguns procedimentos simples, vamos lá!

  1. Comece fazendo uma avaliação do ano que terminou. Tome nota dos pontos que errou, de onde acertou, e o que precisa melhorar. Veja quais coisas quis realizar e não deu certo e ainda o que lhe atrapalhou para realizá-las.
  2. Quais são os seus objetivos? Tente relembrar coisas que gostaria de aprender, fazer ou desenvolver, seja um curso específico de desenho ou outro, desenvolver alguma técnica, etc.
  3. Trace metas claras tendo como base um calendário, ou mesmo criando uma planilha com todas as datas do ano, e assim informar as principais tarefas que irá realizar. Tente se imaginar em diferentes cenários, pensando nos desafios que poderá encontrar, nos recursos que tem e nas possibilidades que poderá gerar. Não se esqueça das datas especiais e nos benefícios que elas poderão lhe trazer!
  4. Deixe tudo anotado em um arquivo ou caderno e que seja de fácil acesso, para posteriormente consultá-lo.

Fazer isso é legal e gostoso, mas no final você vê mesmo que a nossa maior dificuldade é acompanhar e pôr em prática tudo aquilo que você planejou. E para finalizar a postagem, deixo você com esta frase de Sêneca, “A vida, sem uma meta, é completamente vazia”.

Desejo que você consiga traçar bons planos para 2014 e que principalmente os consolide.

Feliz ano novo e sucesso em 2014! Até mais! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *