Desenho Online 14 anos – Vamos citar 14 curiosidades sobre nós!

Compartilhe!

Mais um ano do Desenho Online no ar! E vamos de curiosidades para comemorar essa data!

Em todo esse tempo, digo que sou grato por cada desafio, por cada conquista; afinal, se sou o que sou, foi devido também a esta jornada dentro do mundo da arte online, e é claro, com a sua participação, de quem confere o nosso conteúdo e quer de alguma maneira crescer com a gente.

O blog é praticamente um adolescente da web, que coleciona uma série de histórias e preciosidades. Mas para o post desses 14 anos, eu sinceramente fiquei na dúvida, em falar de curiosidades sobre o blog ou sobre mim. Por fim, resolvi falar um pouco dos dois, e é o que vou tratar aqui!

  1. 4 anos depois: O domínio “desenhoonline.com.br” só foi adquirido 4 anos após o “desenhoonline.com”. Vou explicar melhor logo mais!
  2. 12 concursos: Já realizamos mais de 12 concursos de desenho, fazendo parceria com diversas empresas para custear a premiação, tais como: Grupo Ediouro, Editora Nova Fronteira, O projetista, Ichigo-Toys, AIUP, Mangamono, Camisetas de Anime e Astromélica e XP-Pen; entregando assim mais de 5 mil reais em prêmios.
  3. Citado em diversos portais: O conteúdo do Desenho Online é citado em diversos portais sobre cultura e conhecimento, tais como: Revista Galileu; Catraca Livre; Canal do Ensino; Universia; Blog – O Povo (Equipe ID); Conhecimento Aberto; Canaltech; Mundo das Tribos; Blog da Comunicação; Escola Educação; Na Responsa; Mapa de Cursos; Acontece em Petrópolis; Jivochat. Muitos outros conteúdos e posts são listados em trabalhos acadêmicos e principalmente em sites. Também já fomos vencedores do prêmio “Top Blog”, entre outros.
  4. Conteúdo publicado em revista: Já tivemos conteúdo publicado na extinta revista Neo Tokyo, que era dedicada a fãs de anime, mangá e cultura japonesa.
  5. Começamos com e-books: O Desenho Online começou oferecendo um curso de desenho via e-books, mas acabamos expandindo o seu conteúdo em uma plataforma de blog, com diversas atratividades para desenhistas.
  6. Materiais tradicionais: Quem me acompanha a mais tempo deve ter percebido que, apesar de realizar desenhos digitais, tenho mais desenhos realizados na técnica tradicional de desenho. Um dos motivos disso ocorrer é a liberdade e agilidade que isso me dá para poder expressar o meu jeito de desenhar, ainda que isso não seja sempre rápido para veicular digitalmente no site e em trabalhos em geral, dado a adequação própria do mercado.
  7. Livros publicados: Durante minha passagem pelo Desenho Online, dediquei a autopublicação de e-books teóricos ensinando a desenhar, tal como os materiais das 3 primeiras apostilas ensinando a desenhar, do nosso antigo curso, e posteriormente aos dois e-books do curso atual, intitulados “Como desenhar mangá Shounen” e “Como desenhar chibi“. Também recebemos um convite da editora Criativo para publicar 3 livros: “Desenhista como ganhar dinheiro com seu talento”, “Desafio de desenho Mateus Machado” e “Sketchbook Mateus Machado”.
  8. Foi uma surpresa: Há 14 anos atrás foi uma surpresa encontrar os domínios “desenhoonline.com” e “desenhoonline.com.br” disponíveis para registro, e me lembro que não fiquei garimpando por muito tempo, pois, foi o que pensei nas primeiras tentativas e que apareceram disponíveis, ainda mais por saber que grande parte das primeiras ideias que temos sobre domínios, já estão registradas. Mas na época eu não registrei o domínio “.br”, e por isso fui adquirir por um terceiro um tempo depois.
  9. Outro rumo profissional: Na infância era comum eu combinar diferentes componentes eletrônicos para criar brinquedos e consertar eletrodomésticos para familiares e vizinhos. Isso foi o suficiente para induzir a família a pensar que eu fosse seguir pelo caminho da eletrônica e eletrônicos. Mas por incrível que pareça, minha mente curiosa não era muito feliz com condicionamentos e rotinas. Ainda que me interessasse por diferentes conhecimentos, eu levava mais a sério desenhar e modelar, porquê era algo que deixava mais livre. As artes foram paulatinamente me levando para diferentes caminhos profissionais relacionados as artes visuais, e por fim ao Desenho Online e as tarefas de ilustrador em torno do projeto.
  10. Diferentes trabalhos: Durante o meu trabalho com o blog, trabalho como freelancer realizando diferentes projetos, tais como: ilustrações para livros, games, caricaturas, roupas, entre muitas outras aplicações.
  11. Blog e site: Nunca me questionaram isso, mas a verdade é que, apesar do site ter começado com a ideia de ser um portal, até por isso tem um diretório “/site” depois do domínio”, ele acabou se misturando com a ideia de um blog. Mas eu nunca liguei pra isso.
  12. Home office: Todo este trabalho é feito via home office. Durante este tempo trabalhando com o Desenho Online. Esporadicamente já fui convidado para trabalhos externos, mas 99% tem sido em casa.
  13. Desenhar é um desafio constante: Pra quem acha que desenhar sempre é moleza, saiba que essa interpretação pode depender da forma que se encara a atividade. Desenhar envolve vários estilos e necessidades; e isso por si só implica em diferentes dificuldades para mim, pois, há sempre algo novo a aprender, de modo que um estilo ou outro é mais fácil ou mais difícil de realizar.
  14. Curso de desenho com aventura: Nosso curso em videoaulas, o Desenhar Top, foi idealizado sobre um mundo fictício, com o objetivo de tornar o aprendizado mais divertido. Enquanto o desenhista aprende a desenhar, ele avança por um mapa, na fictícia Ilha do mangá!

No mais é isso! Mas fica aqui registrado a lembrança e comemoração de mais um ano de aventuras pelo mundo do desenho. Grato a todos os que nos acompanham e continuam fazendo história com a gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *