Leonardo da Vinci sempre com uma novidade, e dessa vez avaliada em 12 milhões de euros, pouco mais de 40 milhões de reais. Sim, um desenho dele foi encontrado 530 anos depois, em uma carteira de esboços não assinados, porém herdados por um médico aposentado que não tinha ideia do que estava dentro, tão pouco como seu pai havia adquirido aquilo. Foi somente quando o sortudo levou os desenhos para avaliação em uma casa de leilões em Paris, ainda no ano passado, que finalmente sua autoria foi descoberta. E quando se trata desse tipo de perícia, se leva tempo para ter certeza de quem realmente é a autoria, por isso só foi divulgado recentemente.
O desenho retrata a figura de São Sebastião amarrado em uma árvore, e mede cerca de 19,05 x 12,7 centímetros. No monte está inscrito “Michelange”, ou seja, Michelangelo. Atrás da folha há ainda dois desenhos científicos menores acompanhados de notas. Estima-se que ele tenha feito esse desenho entre 1482 a 1485.
O valor que foi avaliado este desenho supera outro desenho mais caro de Leonardo já vendido em leilão, que foi de 11,5 milhões de dólares (€9 milhões), para seu estudo de um cavalo e cavaleiro em Christie’s em 2001. Barato, não é mesmo!?