Sabe aquele momento em que seu esfuminho fica com a ponta desgastada ou mesmo muito impregnado de grafite? Pois é, dependendo do caso ele chega se tornar inutilizável não é?
Pois bem, já vi muita gente por aí tentando recuperá-lo do modo mais agressivo, que afinando-o com o estilete. Tudo bem que assim você realmente consegue afiná-lo, mas além de não ficar uma ponta regular, terá grandes chances de deixar a ponta frágil; ou seja, suscetível a dobrar quando você estiver esfumando com o esfuminho.
O que eu recomendo é utilizar um lixa, em especial essas lixas de unha que mulher usa. Nesse caso você pode começar usando o lado mais grosseiro (esse na cor bege).
Sendo assim eu lhe sugiro duas opções para lixar o esfuminho:
Na primeira você deverá colocar a lixa sobre uma superfície plana (tipo uma mesa), e deslizar o esfuminho no sentido contrário a ponta do esfuminho (a 40º da base), sempre procurando girar um pouco o esfuminho a cada nova lixada. Na segunda imagem a direita eu estou segurando o esfuminho com a mão esquerda e lixando com a outra (como se tivesse apontando um lápis), assim eu giro o esfuminho a cada nova lixada também. Esta última opção eu acho mais prática e funcional.
No final você vai ter uma ponta bem definida e limpa.
Se quiser deixá-lo mais liso, é só lixar o esfuminho com o lado mais liso da lixa (na cor branca).
Caso você tenha um esfuminho nestas condições, é só testar e comprovar os resultados! Até mais!
2 comentários sobre “Dica: Como afinar ou limpar a ponta de um esfuminho”
muito bom, obrigado, irmão que Deus te abençoe!!
Vou salvar meus esfuminhos \o/