Desenhar o figurino de personagens muita das vezes pode ser um desafio, que além de tomar tempo de pesquisa (em busca de figurinos), demanda habilidade e conhecimento real do efeito que cada material pode exercer quando se apresenta sobre o corpo de uma figura. É pensando sobre isso que resolvi criar aqui uma postagem que irá esclarecer a você algumas dificuldades que muita das vezes aflige os desenhistas; assim irei apresentar 2 itens importantes que você deverá considerar ao desenhar a roupa de personagens e qualquer outra figura que esteja vestida.
Esteja sempre atento aos detalhes anatômicos da figura humana
Um dos erros mais comuns entre os desenhistas iniciantes que desejam desenhar a roupa de personagens, é o fato de focarem mais no desenho da roupa do que na base que de fato dá o real contorno à roupa; fazendo com que as nuances do corpo da figura e da roupa se percam na composição geral. A base a que me refiro obviamente é a figura humana, e mesmo que certas partes da mesma ainda não estejam totalmente expostas ao observador, não deixam de imprimir as nuances de articulações e contornos anatômicos no tecido, o que resulta em um real volume característico da forma que se esconde sob as vestes do personagem.
Se você desenhar uma roupa, precisa esboçar a figura humana que irá desenhar (no caso de iniciantes) ou ao menos imaginar as principais nuances anatômicas da figura enquanto desenha; afinal o caimento dos tecidos e acessórios se caracterizam não só pela malha quanto principalmente pelos contornos reais da forma; portanto esteja sempre atento a figura!
Assim você terá mais noções de como distribuir as vestes do personagem resultando em uma boa composição geral do figurino e do volume da figura humana que encontra sob a roupa.
Cada tecido ou material possui uma maleabilidade diferente
Não se pode representar o mesmo caimento em materiais que apresentam uma maleabilidade diferente entre si. Imagine que seu personagem vestisse: uma camiseta de algodão, uma calça jeans e uma jaqueta de couro; logo podemos observar que o algodão é o mais maleável entre os três, e a jaqueta o material mais rígido, a caça jeans fica entre os dois. Ter isso em mente enquanto se desenha um personagem, evita que o mesmo apresente caimentos absurdos que mais descaracteriza o material ou tecido desenhado do que realmente o expressa. Assim um tecido mole, maleável, se adapta mais aos contornos, enquanto um tecido mais rígido, tende a salientar pouco às formas sobre o qual ele se apresenta.
Até mais pessoal! 😉