Dicas fundamentais para se criar uma boa caricatura

Compartilhe!

Fazer uma boa caricatura é com certeza um grande desafio para muitos desenhistas, o que não é à toa; afinal é preciso previamente compreender certas características da caricatura, que não estão somente na pessoa a ser caricaturada; há que se estudar e inserir outros elementos do desenho para que você possa alterar algumas características da pessoa sem que ela perca os principais traços de sua fisionomia.

Mas, quais são as principais características de uma caricatura?

As principais características de uma tradicional caricatura é representação das principais características físicas da pessoa através do desenho, de modo que o exagero as amplie, transmitindo rapidamente a imagem da pessoa caricaturada, mas com um toque de humor.

Para detalhes muito pequenos, você poderá exagerar na redução; e assim vale o contrário. Em detalhes comuns, a proporção de tamanho poderá ser preservada. Nestes casos, estes exageros (tanto a ampliação de detalhes quanto a redução) serão os principais artifícios que irão deixar desenho mais cômico.

Para compreender melhor a análise destas características, irei citar algumas observações que fiz sobre o modelo que utilizei como exemplo para a caricatura que você viu a cima, a de Brad Pitt, veja:

Atenção, diferentemente do que muita gente pensa, a caricatura não foca unicamente em exagerar detalhes grandes, os pequenos detalhes também podem ser ainda mais reduzidos.

Um esquema simples para você criar boas caricaturas

Para facilitar o processo, irei lhe sugerir alguns passos para realizá-la de uma maneira mais organizada e estruturada, veja:

  • Observe o modelo, tentando encontrar as principais características; defeitos e características fortes, sejam elas pequenas ou grandes, feias ou bonitas.
  • Pense agora em qual pose você pretende desenhar a figura e também se será somente o rosto.
  • Tente imaginar previamente qual o tamanho do desenho será necessário para ocupar a folha ou parte dela.
  • Ao iniciar o desenho, comece pelos contornos, exagerando o que a pessoa tem de chamativo (detalhes grandes ou pequenos demais). Aquilo que for comum poderá ter seu tamanho mantido.
  • Insira os detalhes internos, procurando deixar somente os traços principais; afinal uma boa caricatura é definida por poucos traços.
  • Em caricatura o abuso das curvas deixam o desenho ainda mais cômico.

Por hoje é só. Espero que aproveite bem estas dicas e assim consiga melhorar ainda mais as suas caricaturas.

26 comentários sobre “Dicas fundamentais para se criar uma boa caricatura

  1. Veja oque voçê vai aprender:

    -Como desenhar olhos de varios tipos, nariz, orelha, e outras partes do rosto
    -Como treinar a percepção
    -Como desenhar expressôes
    -Esquema de construção do rosto
    _caricatura humoristica, monstro e retrato
    -Caricatura de perfil , de frente e meio perfil
    _Percepção avançada (exercicios)
    -Erros mais comuns a evitar
    -Caricatura da criança
    _Caricatura da mulher
    _caricatura do adulto
    _Como sombrear o desenho
    _Perfil e seus segredos
    _caricatura de corpo inteiro
    _modelos de caricaturas
    queria uma que ensina isso tudo …vc teria???

  2. fala ai matheus blz???? ja comprei uma apostila com vc antes…mais eu to afim de uma que ensina a desenhar caricatura…vc tem alguma ai que ensina passo a passo tecnincas para caricaturas???? grato desde ja

  3. poderia me ajudar eu faço curso de caricatura mais é muito dificil fazer de 10 que eu faço 5 parecem cartoon 3 parecem retratos desenhados normais e 2 parecem caricatura mesmo kkkkkkkkkkkkk

  4. O desenho ficou bem feito, mas como caricatura, na minha opinião, não ficou bom. Não é possível identificar de que pessoa se trata.
    Acho que deveria trocar a caricatura de exemplo para uma em que tenha sido mais bem sucedido. (espero que não se ofenda)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *