Elementos básicos que todo Designer Gráfico deveria saber antes de manipular uma imagem

Compartilhe!

Pode parecer estranho, mas os erros absurdos na manipulação de imagens pegam até mesmo os designers gráficos profissionais. Alguns se originam pela falta de noções de desenho, outros pela falta de atenção, confira!

Perspectiva

Se você pretende inserir algum texto, placa, objetos próximos do observador ou qualquer outro elemento em uma imagem, cuidado; você pode estar comprometendo toda a imagem por não considerar os elementos de perspectiva.

Olhe a foto a seguir, a imagem da tela do notebook não foi inserida em perspectiva. Neste caso teria que se encontrar o ponto de fuga do notebook e assim alterar a perspectiva da imagem inserida, convertendo assim suas arestas para o ponto de fuga do notebook.

Por isso, estude a perspectiva para evitar esse tipo de deformidade ou até mesmo desalinhamentos na composição.

Anatomia das figuras

Proporção da figura humana realista em alguns casos pode ser alterada para deixar a modelo ainda mais atraente, mais bonita. Em alguns casos o exagero “mata” o resultado final. Se você esquece dos detalhes ou da proporção dela ao manipular uma imagem, o resultado final será bizarro.

Tudo bem que as modelos são magras, mas neste caso esmagaram as costelas da coitada.

Só se fosse a mulher do “Dhalsim” para ter uma braço desse tamanho, veja…

Olhe que pernas mais separadas da modelo abaixo; parece até que arrancaram as pernas do corpo da jovem.

Estude a anatomia humana para que certos erros logo chamem a sua atenção e não passe erros que podem deformar demasiado a imagem.

A gravidade existe

Cuidado para não esquecer que a gravidade deixa o registro de seus efeitos nas coisas. Seja no caimento de um tecido, na queda de uma água, em um fio, etc.

Pelo visto esta água se tornou imune aos efeitos da gravidade, sem contar que não dá para vê-la dentro do recipiente, veja.

Retirar detalhes fundamentais da composição

Retirar detalhes importantes em uma imagem realista é sair da realidade e fazer o seu trabalho o motivo de risos.

Onde está o “cofrinho” da modelo? rsrssrs

Onde está o umbigo?

Erros sem noção

Há coisas que são inexplicáveis; mesmo que falamos que seja falta de atenção, pressão do chefe, atraso na arte ou qualquer outra justificativa; fica difícil acreditar em algumas “Photoshopadas”. Há certos erros que até um leigo nota. Por isso fique atento para não cometer erros absurdos como: colocar mais dedos do que se deve na modelo, aumentar absurdamente detalhes de uma cena que deveria seguir a ideia realista.

Olhe uma mão aparecendo logo abaixo do joelho desta modelo.

De onde veio esta mão no ombro?

Que testa é essa?

Como vê, é bom ficar esperto com qualquer vacilo; se quiser se prevenir, é melhor se ligar e se aprofundar nos elementos do desenho para evitar erros absurdos.

3 comentários sobre “Elementos básicos que todo Designer Gráfico deveria saber antes de manipular uma imagem

  1. Minha nossa, são verdadeiras aberrações. E ainda publicam como se algém não fosse notar. E píor, ainda são pagos por isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *