Elevando sua arte em 2024: Estratégias e inspirações para desenhistas no novo ano

Compartilhe!

O ano começa e a reação no geral é pensar, como será? Há quem diga que depende de nós, e outros que depende do ano; mas, é sabido por todos que se não tivermos uma atitude, nada acontece de diferente. Daí a importância de começar o ano com uma mentalidade positiva para enfrentar as adversidades ou as oportunidades que estão na iminência de aparecer, ou até mesmo manter aquilo que já é frutífero e continuar elevando sua arte em 2024. É portanto um momento importante para pensar na sua condução de projetos e a carreira. É o que vamos tratar aqui.

Reflexão sobre conquistas passadas

Artistas são apaixonados pelo que fazem, e podem fazer isso de uma maneira exótica; mas, isso pode pôr em xeque condicionamentos desse perfil e elucidar alguns hábitos nocivos. Por isso, quando a atitude é nociva, requer um posicionamento importante para não investir tempo e recursos sempre naquilo que não deu certo, dado que nem tudo tem saída e atratividade no mercado. Repensar tudo aquilo que deu ou não deu certo no ano anterior, inclusive os seus pontos fortes e fracos, é uma excelente forma de encontrar os rumos promissores financeiramente, e que em contrapartida tem a ver com nossa essência de artistas.

Um estilo mais pedido, uma forma de oferecer seus serviços que mais teve saída, uma abordagem diferente que agradou clientes, tudo isso pode ser um indicativo importante para manter, repetir em sua carreira em 2024. Isso vale também para aquilo que lhe prejudicou no ano anterior mas que obviamente demande não repetir, seja sobre caminhos perigosos, atitudes errôneas e parcerias sem sentido. Nosso futuro é melhor escrito quando fazemos o presente considerando o passado, isso é mais inteligente.

Definindo metas tangíveis

Baseado no seu passado e no que tem visto como possibilidade de demanda no mercado, crie metas claras para 2024, seja para curto, médio e longo prazo, e até está última pode ser uma meta mestra de vida que poderá criar, ou refletir. Pense em quais demandas poderá atender com ilustração. Quais dificuldades pessoais pretende se empenhar para trabalhar durante o ano. Quer se qualificar em quê para seguir sua carreira?

Estabeleça metas específicas e alcançáveis. Defina os objetivos considerando até aspectos técnicos, narrativos e experimentais. Trace um plano estratégico para acompanhar o progresso ao longo do ano.

Explorando técnicas inovadoras

O mercado está em constante mudança, e isso requer uma adaptação cada vez mais rápida para se continuar destacando. Por isso é necessário ficar antenado nas possibilidades de expansão, tais como recursos online, workshops ou tutoriais que possam ajudar a expandir suas habilidades artísticas, inclusive para não ficar defasado em relação as técnicas usadas no mercado de ilustração. A criatividade dos artistas se deve em grande parte a inovação.

Atualizações em ferramentas e recursos

As últimas tendências, ferramentas e recursos para desenhistas estão a todo vapor surgindo no mercado. E existem até algumas novidades no mercado que demandam reflexões, pois muitas são questionáveis. Mas sabemos que ficar de fora totalmente é pedir para falhar miseravelmente; estar atualizado em alguma medida irá lhe garantir uma permanência no mercado, seja relacionado as IA, tanto quanto as novas ferramentas de desenho.

Envolvimento na comunidade artística

Participe ativamente de comunidades artísticas online ou locais para enriquecer sua jornada artística. Procure fazer networking com colegas e empresas mais próximas, e ainda obter feedback construtivo; essa troca de ideias ajuda você a se envolver em desafios e colaborações.

Desenvolvimento pessoal e profissional

Estimule o crescimento tanto pessoal quanto profissional, começando a ler bons livros sobre arte e desenho. Por exemplo, boas e clássicas opções nesse sentido para ilustradores e pintores é o “Tratado de Pintura” de Leonardo da Vinci; para quadrinistas as obras de Scott McLoud, tal como “Desvendando Quadrinhos”, “Reinventando Quadrinhos” e “Desenhando Quadrinhos”; ou ainda no geral, obras sobre Design Thinking. Mas, tente conferir em fóruns, canais, e outras redes, as novidades e as melhores obras sobre “a sua praia” dentro da ilustração.

Vale lembrar que um novo ano é recheado de possibilidades, mas é preciso estar aberto também a abraçar novos desafios, aprender com as experiências passadas e acreditar no seu potencial artístico. Caso tenha problemas de nível pessoal, principalmente depressão e outros limitadores, não hesite em procurar ajuda adequada; pois, muitas vezes sair do problema sozinho pode ser uma tarefa duplamente problemática pelo fato de se somar com o lado profissional. Use os recursos que tiver a seu alcance, pois, para avançar, terá de ir além dos seus aparentes limites.

Muitas vezes esperamos um ano melhor, quando na verdade esquecemos de que é nós que precisamos nos preparar e nos reciclar para um novo ano. E não é de um ano para o outro que as coisas mudam tão rapidamente. Quantas vezes lembro da minha infância jogando vídeo game, onde aprendi a lidar com a constância, a persistência, para continuar avançando e sair de uma fase para outra. Mas isso requeria um novo posicionamento, um fortalecimento. Quando entendi que a vida é um jogo, porém muito mais profundo, o vídeo game perdeu um pouco da atratividade; porém, a vida tornou-se mais prazerosa por entender que eu estava apenas me preparando para ser a cada dia melhor, melhorando a mim mesmo e sendo útil aos demais. Assim dinheiro e reconhecimento acabam sendo apenas alguns dos resultados dessa grande aventura que é nos qualificar como profissionais do desenho! Portanto, reflita e faça um excelente 2024!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *