Erros absurdos? Mensagens subliminares? O que você acha destes desenhos e pinturas?

Compartilhe!

Já faz algum tempo que eu ando reparando alguns “erros” em alguns desenhos que são pra lá de famosos, trabalhos que inclusive circulam a muitos anos na mídia. De alguns eu ainda não ouvi comentários, más há muitos que são bastante comentados pelas pessoas, principalmente entre os desenhistas.

Alguns eu cheguei a pensar que fosse erro mesmo, mas depois pensei na possibilidade de mensagem subliminar; já que a qualidade de diferentes elementos do desenho indicam isso. Bem, vamos lá à seleção de apenas alguns destes desenhos e pinturas estranhas.

 

Capa do álbum “Images and Words”

(banda Dream Theater)

Dream Theater - Imagens and words

Logo de cara você poderia pensar, “Que arte linda!”, não é mesmo? Pois é, essa capa sempre me chamou atenção, devido à composição, a técnica aplicada, entre outras coisas; mas, foi observando mais atentamente que me deparei com certo desconforto visual. Se reparar bem (e se for um desenhista entendedor da perspectiva), vai notar que os objetos que deveriam se alinhar e convergir para o ponto de fuga ao fundo,  seguem na verdade pontos de fuga distintos, o que não deveria. O teto e as paredes seguem um ponto de fuga, o chão outro (que por sinal parece estar com uma elevação), a cama num ponto de fuga bem acima do que deveria. Note ainda que o vaso de flor da frente ficou como se estivesse sendo visto  totalmente de frente e sem seguir a perspectiva da composição, dessa forma não podemos ver a parte superior do vaso, o que normalmente para esta composição não deveria. Se foi uma montagem computadorizada  eu não sei, mas essa perspectiva destoa do que comumente se conhece.

 

Quadrinho de Mrs. Marvel (Miss Marvel)

(Sana Takeda)

Patrick Olliffe - Mrs. Marvel

Nesse caso fiquei chocado por dois motivos, primeiro pela qualidade técnica da artista, e segundo pelo tamanho do erro de anatomia. Ela tinha tudo para não cometer um erro tão grande como esse. Mas na boa, você entendeu a anatomia deste desenho?

 

Capa do mangá “Cavaleiros do Zodíaco”

(arte de Masami Kurumada)

Massami Kurumada - Seyia

Masami Kurumada é sem dúvida um sucesso, mas não pela simetria dos olhos de seus personagens. Olha só onde foi parar esse olho que o Kurumada fez…

 

Mickey

(The Walt Disney Studios)

Walt Disney - Mickey

Já reparou que de perfil as orelhas do Mickey não ficam lado a lado como as de um rato realista? Desse jeito parece que ele tem uma orelha em cima da cabeça e outra na parte de trás. Mas neste caso foi intencional mesmo.

 

Capitão América

(arte de Rob Liefeld)

Rob Liefeld - Capitão América

Esse daqui eu só inclui para não perder a piada, já que Liefeld se tornou mundialmente conhecido por seus abortos “desenhisticos“. Esse “Capeitão América” é demais! rsrsrsrsrs

Bem, por hoje é só. Queria apenas apresentar estes desenhos como objetivo de lhe mostrar que artistas famosos podem errar, e feio! Além é claro de levantar uma questão:

Quais destes aparentes erros são na verdade intencionais?

Com certeza o Liefeld não entra nessa..rsrsrsrrs… Até mais pessoal! 🙂

8 comentários sobre “Erros absurdos? Mensagens subliminares? O que você acha destes desenhos e pinturas?

  1. mônica melo vc iria se impressionar se eu te dissesse q o cara q desenhou aquela imagem do captão américa tbm inventou o deadpool?

  2. Cara… A capa do album, o mickey e o cavaleiros do zodiaco não são erros, são estilos diferenciados. Nem todo desenhista desenha somente desenho realista, eu li todos os mangas dos cavaleiros do zodiaco só por esse estilo diferenciado do Masami Kurumada.

  3. Achei que a Miss. Marvel fosse a pior, mas quando olhei o Capitão América … Me espantei. Será que o artista estava com algum problema de visão no dia?

  4. Olha, a capa do Dream Teather acho q foi intencional, porque é nitidamente uma montagem, e mesmo com esse “erro” ficou bonito.

    Agora a miss Marvel…nossa sem comentários rsrs

  5. Olá, Mateus

    Gostei do post. Legal mostrar esses pontos. Realmente na maioria das vezes olhamos sem ver, ou seja, não avaliamos realmente o que vemos. Quando vem alguém e realiza uma observação mais criteriosa e nos mostra, é como se nos abrisse os olhos para realmente enxergarmos.

    Obrigado e até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *