Fernando e Sorocaba mudarão capa de CD após acusação de plágio

Compartilhe!

Capas - Fernando e Sorocada - John Mayer - Plágio

Foi noticiado no portal da UOL, que Fernando e Sorocaba mudarão a capa do CD “Sem reação”, após ter sido acusados de plagiar a arte do álbum “Born and Raised”, do cantor americano John Mayer.

Para entender melhor, veja a nota enviada:

“O escritório FS Produções Artísticas, responsável pela carreira da dupla Fernando e Sorocaba, e seu departamento de mídia requisitaram a alguns designers sugestões de capa para seu novo EP. Entre as capas recebidas, uma despertou nossa atenção. Ao ser feita uma ação com os fans, essa sugestão de capa, até então não oficial, levantou vários questionamentos sobre a sua semelhança com a capa do artista John Mayer. Sendo assim, o escritório optou por uma outra capa, e essa será lançada oficialmente dia 18 de Novembro, junto com o lançamento mundial do EP pelo Itunes.”

Segundo o portal, o artista responsável pela capa do álbum de John Mayer, David Smith, disse nas redes sociais  que se sentiu “lisonjeado” com a semelhança.

“Acho que foi mais uma inspiração do que uma cópia direta, o que é obviamente lisonjeiro. Há semelhanças na arte, e alguns elementos são muito parecidos mesmo. Mas as pessoas parecem estar mais concentradas no esquema de cores do que no design em si. Como diz o famoso ditado: a imitação é forma mais sincera de elogio.”

Vendo outros comentários na própria fan page do artista, deu para perceber que o próprio não foi tão receptivo assim a essa tal “inspiração”; afinal, ele achou que mesmo não sendo uma cópia, alguns elementos foram mesmo copiados, como o próprio esquema de cor, e que levou os fãs a comentarem tal semelhança.

Bem, antes de tudo gostaria de destacar que não gosto de sertanejo, mas não é por isso que vou “crucificar” a dupla pelo ocorrido. Na minha opinião a inspiração do designer foi clara; mas, dizer que é plágio, acho demais; porque ficou mais em elementos técnicos superficiais, como as cores e algumas coisas do traço. Para ser plágio, acho que o artista teria que ter copiado algo da composição, do design, da ideia, o que não foi o caso.

Não sou defensor do plágio; mas, acho inclusive que se formos levar tudo tão ao pé da letra como o pessoal levou, teríamos que sair julgando a maioria dos artistas, já que nesse mundo sempre tem alguma coisinha parecida, ainda mais de nós desenhistas que sempre buscamos inspirações em algo que já existe; ainda que não seja diretamente como referência. Esse estilo do David Smith mesmo, não é uma invenção totalmente dele. Sorte para a dupla, que mesmo com esse “tumulto”, a capa criticada não era oficial. Menos mal não é mesmo?!

Fazendo uma analogia com o caso, diria o seguinte: seria a mesma coisa que se o Harvey Mandel processasse o Eddie Van Halen de usar a técnica do “Two hands tapping” em uma música; foi mais a reprodução de uma técnica do que realmente trechos de uma composição.

Bem, essa é a minha opinião, se quiser manifestar a sua sobre o caso, é só comentar abaixo. Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *