Finalizando seu personagem

Compartilhe!

Desenho por Schauk & Godoi

Na hora de arte finalizar seu personagem no Photoshop , isto é, definir os traços que contornam o desenho, muitos acabam por desistir, outros mais aficionados ficam durante horas de dedicação e determinação contornando o desenho todo num processo realmente digno de entrar para o “Guinness Book” em termos paciência; não que dedicação e determinação sejam atributos desnecessários na busca da arte final desejada, muito pelo contrário são cruciais, mas levando-se em conta a velocidade que as coisas andam hoje, nem sempre é possível se dar a esse luxo de ficar horas e horas, finalizando um desenho, ainda mais se for para um serviço profissional, com data de entrega.

Na verdade existem várias técnicas aceitáveis que facilitam bastante esta tarefa, ainda mais se tivermos acesso a mesas digitalizadoras ou tablets (periféricos que permitem desenhar direto no computador) como se você não soubesse, não é? Na verdade sua popularização no Brasil é recente, mas no mundo a fora, há quase uma década, as mesas digitalizadoras eram ferramentas obrigatórias em qualquer estúdio de ilustração, design ou animação que se preze como o tal.

Mas voltando ao nosso assunto básico que é a arte finalização do nosso personagem; digamos que você não tenha “a tal mesa”, como faria? Eu tenho e costumo usar apenas para colorir, aplicar sombras,etc. (talvez por minha falta de prática, com o equipamento, admito! rsrs.  Se você domina, ótimo! Me mande umas dicas! Ainda acabo por desenhar com o meu velho e querido lápis, que não me abandona nas horas mais difíceis de minha caminhada, e juntos eu ele (o lápis) partimos para a execução de mais um trabalho, que é tirar o personagem da nossa mente, colocar no papel, arte finaliza-lo e depois colori-lo! (ufa!)

Começo com um lápis azul, por que azul? Pode ser verde também, você decide!…como eu estava dizendo: começo com um lápis azul e vou esboçando meu personagem, sem forçar tanto o lápis ao papel, até ele criar uma forma aceitável para o que venho buscando, depois de satisfeito com esse primeiro resultado(que geralmente me consome várias folhas) vamos a segunda etapa, contornar o desenho, para isso você pode usar um lápis 2B , é o que faço quando não tenho o HB, que na minha opinião é o ideal, por possuir uma cor mais forte conhecida como (preto forte, rsrs) eu desenho por cima do esboço azul que fiz anteriormente, se você preferir pode usar uma mesa de luz e um outro papel sobreposto, mas geralmente tem-se um resultado melhor fazendo no mesmo papel, não esqueça de usar nesta etapa um outro papel embaixo da sua mão para proteger o desenho e não sair esfumaçando ele todo, lembre-se, você quer fazer disso uma arte final, por isso, é necessário que você tente deixar as linhas de sua ilustração o mais limpa possível e use sombreamento, pois isso dificultará os próximos passos para a definição traços no Photoshop.

Na próxima etapa, você precisará escanear seu desenho, (150 dpi “pontos por polegadas”é o que uso) mas se desejar uma definição melhor e o seu computador der conta do recado use 300 dpi, e finalmente passarmos ao próximo passo. Em modo de RBG (Red “vermelho, Blue”azul” e Green”verde”) Você irá em camadas, e na opção “Split Channels” vai separar os canais em arquivos separados. Salve a opção “B” ou “blue” referente a camada de azul . Com Ctrl+L você vai abrir a janela de Níveis e vai ajustar o brilho e contraste até adquirir uma aparência mais aceitável ( o resultado vai depender muito do seu desenho original”).

 

Escolha uma paleta de cores:

Para começar a pintar o seu desenho, você deve primeiro decidir quais as cores que você vai usar. Às vezes é necessário criar uma paletas de cores que são específicas para o personagem que você está prestes a pintar. Além disso, ter uma paleta personalizada torna o trabalho mais fácil porque você pode apagar as cores que você não vai usar e adicionar novos que você vai usar. Depois de ter sua paleta salva você sempre pode importá-lo para projetos futuros. Há outros casos no entanto que eu só uso a paleta de cores padrão.

O próximo passo é criar uma nova camada (Layer). A razão para a criação de uma nova camada é para que possamos usá-lo para o nível da cor. Já neste novo conjunto de camadas aplicaremos o “Multiply”, a fim de ver o seu desenho por baixo. Seria uma boa ideia nomear esta nova camada. Dê-lhe um nome que você consiga reconhecer facilmente, como “cor” ou “tons”. Algumas pessoas simplesmente acabam inundando toda a camada com várias cores e em seguida percebem que gostariam de fazer ajustes em determinadas cores e que se tornou bem mais difícil.

Trabalho finalizado salve com as camadas separadas para garantir futuros ajustes depois vá em Layers>Flatten Image e junte tudo com a extensão que desejar. Agora é só postar no Facebook.

3 comentários sobre “Finalizando seu personagem

  1. Olá Veronica, eu uso o Photoshop CS6, mas os efeitos que menciono no texto podem ser feitos em qualquer uma das versões anteriores!Blz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *