Carl Barks, um dos grandes gênios da Disney, criador da mítica Patópolis e do Tio Patinhas, acaba de ganhar uma versão em português de sua obra, onde apresenta um profundo estudo crítico sobre sua vida, realizado pelo professor Thomas Andrae.
Um dos mais profundos estudos sobre sua vida e obra foi realizado pelo professor Thomas Andrae, catedrático do departamento de Sociologia da California State University, profundo estudioso da linguagem das HQs e um dos acadêmicos que entrevistaram o próprio Carl Barks ainda em vida.
O estudo ajuda a nós, leitores brasileiros que acessaram sua obra tardiamente, a compreender melhor a mensagem e a sensibilidade de Barks para com as transformações pelas quais passamos no turbulento século XX. Se o cartunista vivia e escrevia para seu tempo e espaço – os EUA em transformação de nação rural para superpotência atômica – sua mensagem reverbera em todos aqueles atingidos por sua universalidade. Seus personagens, mesmo aqueles herdados dos Estúdios Disney, ganham força e caráter, e se tornam verdadeiras “representações de nós mesmos e das potencialidades que todos possuímos na luta por autocapacitação e uma vida significativa”, para usar as palavras do próprio prof. Andrae.
Não é apenas um livro de referência para o trabalho de Barks, trata-se do primeiro estudo crítico completo sobre o gênio criador da mítica Patópolis e do Tio Patinhas, e também é uma síntese metodológica para análises da linguagem dos roteiros e das HQs.
***
CARL BARKS E OS QUADRINHOS DA DISNEY – DESMASCARANDO O MITO DA MODERNIDADE
Editora CRIATIVO
Autor: Thomas Andrae
ISBN: 978-85-8258-064
Formato: 17×24 cm
Páginas: 384
Preço: R$ 69,00
PRÉ VENDA (até 10/06) com 20% de DESCONTO (envio a partir de 12/06).
Exclusividade CRIATIVO Store:
https://tinyurl.com/Carl-Barks