João Pinheiro em entrevista exclusiva ao blog desenhoonline.com

Compartilhe!

O convidado para esta nova entrevista é João Pinheiro! Ele é autor, roteirista, ilustrador da HQ Kerouac, e ainda responsável por trabalhos como a quadrinização do conto “O Espelho”, de Machado de Assis e a publicação de uma biografia em quadrinhos da escritora mineira Carolina Maria de Jesus.

Suas contribuições para revistas, jornais, editoras de livros, produtoras de vídeo e agências de publicidade são diversas, além é claro de suas publicações de quadrinhos para revistas como: Front, Graffiti, +Soma, Hipnorama (Argentina), Inkshot (EUA), Serafina (Folha de S. Paulo) e Imaginários em Quadrinhos.

João é inclusive o criador e editor de uma revista virtual, intitulada como “Projeto Bill” e recentemente acaba de lançar pela Editora Criativo um livro com diversas ilustrações das regiões periféricas de São Paulo.

Vamos então a entrevista!

Desenho Online – Nome completo, idade, hobby e ocupações.

João – João Carlos Pires Pinheiro, 35 anos. Nas horas vagas estudo violão e vejo filmes. Trabalho como ilustrador, designer freelancer e professor.

Desenho Online – Como surgiu o gosto pelo desenho e principalmente pela profissão?

João – O gosto pelo desenho desde sempre. Não me lembro de uma época da minha vida em que não ocupasse parte do meu tempo desenhando. A profissão veio bem mais tarde, quando eu tinha 25 anos e fiz meu primeiro trabalho remunerado de ilustração. Desde então não parei mais.

Desenho Online – Achei o curta Malária fantástico, parabéns! Além das ilustrações você participou de mais algum trabalho para esse mesmo projeto, como, por exemplo, a edição?

João – Obrigado. Nesse trabalho fiz exclusivamente as ilustrações. 

Desenho Online – Conte-nos um pouco do que é e como surgiu o projeto Bill.

João – A ideia do projeto Bill surgiu após a leitura do livro “Revolução Eletrônica” do William Burroughs. Nesse livro ele discorre basicamente sobre sua teoria da linguagem, que ele descreve como inumana, um vírus alienígena invasor que vive alojado no ente humano. Nesse mesmo texto ele propõe um método de composição que consiste na mistura de jornais, textos e gravações em que desaparecem as instâncias do autor e da obra, transformadas em mecanismo de escrita. Uma ideia extremamente fascinante que me instigou a bolar o site pra de algum modo tentar provocar uma situação que instigasse outros autores a criarem livremente para uma plataforma livre de interferências estéticas ou ideológicas. Também serviu para minhas próprias experimentações gráficas e de escrita.


Desenho Online
– Sobre o lançamento do seu livro “Diário Vagulino”, onde ilustra graficamente os diversos espaços da grande São Paulo e que ocorreu justamente no aniversário da cidade, gostaríamos de saber o seguinte – como foi o evento?

João – O evento foi ótimo. Puder rever amigos e conhecer novas pessoas interessadas no desenho urbano.

Desenho Online – Em quais artistas você se inspira?

João – São muitos e em diferentes momentos eles se revezam. Ultimamente tenho me inspirado mais em filosofia e escritores “marginais” – não gosto desse termo mas de qualquer modo serve pra fazer uma distinção positiva pra mim.

Desenho Online – Quase todos os desenhos que vemos no seu portfólio são em tons chapados e com hachuras. Você também gosta de se aventurar em outras técnicas ou possui somente inclinação para esse tipo de trabalho?

João – Estou querendo apurar essa abordagem, mas faço incursões em outras técnicas. Já pintei a óleo, acrílica, guache, fiz xilogravura, gravura em metal, colagem… Eu procuro deixar fluir, encaro como uma fase que pode mudar no momento certo, naturalmente, sem forçar a barra.

Desenho Online – Você tem costume de participar de algum encontro ou grupo de urban sketchers para registrar os espaços urbanos, ou prefere fazer esse trabalho sozinho?

João – Já participei de muitos, inclusive nos primeiros encontros ajudei na organização de vários deles. Ultimamente tenho ficado pela minha região mais por motivos logísticos, já que trabalho em casa e fica mais difícil me deslocar da periferia para outras regiões.

Desenho Online – O que você tem a comentar sobre o mercado nacional de quadrinhos?

João – O mercado nunca foi tão rico, com tanta produção em volume e qualidade, porém ainda não temos público para todo esse material. E esse é nosso impasse central, a meu ver.

Desenho Online – Nem todo desenhista recebe o apoio que devidamente precisa, a questão é… Desde o início você recebeu apoio da família para trabalhar com os desenhos, ou nem sempre foi assim?

João – Minha mãe me apoiava e depois minha companheira. O resto da família sempre foi indiferente.

Desenho Online – Tem algum tipo de trabalho ou técnica de desenho que não fez ainda mas que gostaria de realizar?

João – Aquarela é um mistério pra mim.

Desenho Online – Que conselho você poderia deixar para nossos leitores desenhistas?

João – Desenhem todos os dias, pelo menos dediquem meia horinha para essa oração em frente do papel em branco. Procure observar a natureza, estude os mestres. Não tenha pressa, apenas desenhe.

Desenho Online – Gostaríamos de agradecer e muito por essa entrevista. Muito obrigado!

João – Eu que agradeço. Vida longa!

2 comentários sobre “João Pinheiro em entrevista exclusiva ao blog desenhoonline.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *