Katsudō Shashin é considerado o anime mais antigo da história que se tem conhecimento. Ele possui apenas 3 segundos, resultado de uma sequência de 50 frames desenhados em uma fita celulóide, e que mostra um jovem marinheiro escrevendo em kanji a expressão “活動写真” (katsudō shashin, “imagens em movimento” em japonês), em seguida ele se vira de frente para o espectador, tira o chapéu e faz uma saudação.
A animação foi descoberta em Kyoto, em 31 de julho de 2005 por Natsuki Matsumoto, que é um especialista em iconografia na universidade de Artes de Osaka. A tira de filme foi encontrada em mau estado, mas com base nas evidências, tais como as datas de fabricação dos projetores da coleção, Matsumoto e o historiador de animação Nobuyuki Tsugata determinaram que a tira de filme foi provavelmente feita entre 1907 e 1911.
Ao contrário da animação tradicional, os quadros não são fotografias de imagens, mas impressos diretamente no filme usando um estêncil. As imagens estavam em vermelho e preto em uma tira de filme de 35 mm, cujas extremidades estavam presas em um loop para visualização contínua.
Na época os cinemas eram raros no Japão, mas as evidências sugerem que foi produzido em massa para serem vendidos a ricos proprietários de projetores caseiros. A autoria do filme ainda permanece desconhecida.
Curioso para ver a animação? Então confira!
Um comentário sobre “Katsudo Shashin: o anime mais antigo do mundo, assista!”
Nossa! Não sabia que era o anime mais antigo :v Agora sei ^.~